Você está aqui: Página Inicial » Formação » Ensino Básico e Secundário » Modalidades de ensino » Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Acções do Documento

Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)

O que são?

Os Cursos de Educação e Formação de Adultos (Cursos EFA) são uma oferta de educação e formação para adultos que pretendam elevar as suas qualificações. Estes cursos desenvolvem-se segundo percursos de dupla certificação e, sempre que tal se revele adequado ao perfil e história de vida dos adultos, apenas de habilitação escolar.
Os adultos já detentores do 3º ciclo do ensino básico ou do nível secundário de educação que pretendam obter uma dupla certificação podem, a título excepcional, desenvolver apenas a componente de formação tecnológica do curso EFA correspondente.


Para quem?

Os Cursos EFA poderão ser indicados para si, no caso de:

  • Ter idade igual ou superior a 18 anos (a título excepcional, poderá ser aprovada a frequência num determinado Curso EFA a formandos com idade inferior a 18 anos, desde que estejam inseridos no mercado de trabalho);
  • Pretender completar o 4º, 6º, 9º ou 12º ano de escolaridade;
  • Desejar obter uma qualificação profissional de nível 1, 2, ou 3.

Apenas os candidatos com idade igual ou superior a 23 anos podem frequentar um Curso EFA de nível secundário ministrado em regime diurno ou a tempo integral.


Certificação:

De acordo com o percurso formativo definido para si, estes cursos podem conferir uma dupla certificação (escolar e profissional), uma certificação apenas escolar ou apenas profissional.
  • Caso conclua, com aproveitamento, um Curso EFA correspondente a um qualquer percurso formativo obterá um Certificado de Qualificações.
  • Caso conclua com aproveitamento, um Curso EFA de dupla certificação, um Curso EFA de habilitação escolar (3º ciclo do ensino básico ou ensino secundário) ou quando, a título excepcional, concluir apenas a componente de formação tecnológica (por já ser detentor da habilitação escolar), terá direito à emissão de um Diploma.
  • No caso de não concluir um Curso EFA, verá registadas as Unidades de Competência (componente de formação de base dos cursos do ensino básico) e as Unidades de Formação de Curta Duração numa Caderneta Individual de Competências e obterá um Certificado de Qualificações discriminando as Unidades efectuadas.


Onde?

Os cursos EFA podem ser organizados por:

  • Estabelecimentos do ensino público e do ensino particular ou cooperativo;
  • Centros de Formação Profissional do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP);
  • Outras entidades formadoras acreditadas.

Para conhecer a rede e obter informação sobre os cursos em funcionamento, consulte  www.novasoportunidades.gov.pt


Legislação: