Você está aqui: Página Inicial » Formação » Ensino Superior
Acções do Documento

Ensino Superior

O Ensino Superior Português pode ser classificado em Público, Particular e Cooperativo e Concordatário. Dentro do Ensino Superior Público encontram-se as universidades públicas, os institutos politécticos públicos e as academias, escolas e institutos militares / policiais. O Ensino Superior Particular e Cooperativo engloba as universidades particulares e cooperativas e os institutos politécnicos particulares e cooperativos. Por fim, o Ensino Superior Concordatário corresponde à Universidade Católica Portuguesa.

Sistema de Ensino Superior Português

Ensino Superior Público

Ensino Superior Particular e Cooperativo

Ensino Superior Concordatário

Universitário

Politécnico

Militar e policial

Universitário

Politécnico

Universidade Católica Portuguesa

As instituições universitárias e politécnicas conferem os graus de licenciado e mestre, mas o grau de doutor só pode ser conferido pelas universidades.
 

Para ingressar no Ensino Superior é necessário:

- Concluir o Ensino Secundário e realizar as provas de ingresso específicas para o curso/estabelecimento de ensino que deseja frequentar;

       ou,

- Ter mais de 23 anos e candidatar-se ao Ensino Superior, ainda que não tenha concluído o 12.º ano de escolaridade. Neste caso, a admissão do candidato poderá ter em conta a análise do seu Curriculum Vitae, uma ou mais entrevistas de selecção, testes de conhecimentos, entre outros procedimentos.

 

O Ensino Superior, cujas missões principais são a formação, a investigação e a colaboração com a sociedade, propicia o aprofundamento das formações anteriores, contribuindo para a aquisição de capacidades de resolução de problemas, busca de soluções e competências de aprendizagem essenciais para o futuro exercício profissional e para a educação ao longo da vida. A relação da aprendizagem com a investigação desenvolvida nas universidades é um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento da autonomia e espírito crítico dos estudantes e, consequentemente, um dos motores do progresso tecnológico, social e cultural.

 

  • Pesquisa aqui as Universidades: