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Guia Prático para o Ensino Superior da Direcção de Serviços de Acção Social

A Direcção de Serviços de Acção Social – DSAS, disponibiliza no seu site o   

Guia Prático” para o Ensino Superior.

Este “Guia Prático” pretende orientar a “Vida do Estudante” no seu percurso pelo Ensino Superior, através de uma informação concisa e prática. Nele poderá encontrar informação diversificada sobre a Acção Social no Ensino Superior, assim como outros apoios de que os estudantes poderão desfrutar, nomeadamente do auxílio à autonomização através da possibilidade de trabalhar e estudar e os programas de incentivo à mobilidade e à realização de estágios num contexto empresarial.

Outras informações sobre a continuação de estudos após a licenciatura, assim como meios de apoio à inserção na vida activa profissional, são também disponibilizadas. Também são referidas as responsabilidades dos estudantes enquanto cidadãos, sendo abordados assuntos como o associativismo, os recenseamentos militar e eleitoral e o voluntariado.

Finalmente, são referidas as diversas possibilidades de actividades desportivas e lúdicas existentes dentro e fora das Instituições do Ensino Superior.

Este “Guia” está dividido em 7 capítulos:

1. A Acção Social no Ensino Superior

O Estado Português compromete-se a garantir a existência de um Sistema de Acção Social no Ensino Superior que permita a frequência das instituições de ensino por todos os estudantes. A Acção Social promove, assim, o direito à igualdade de oportunidades de acesso, frequência e sucesso escolar.

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2. Outros Apoios

Os estudantes do Ensino Superior podem recorrer a outros apoios para além dos concedidos no âmbito da Acção Social, como bolsas de estudos, ajudas financeiras ou outros tipos de incentivos, que são disponibilizados tanto por entidades públicas como privadas, com vista ao desenvolvimento das dimensões educativa, social, profissional e científica do país. Neste capítulo indicam-se alguns dos apoios a que os estudantes se podem candidatar durante a Licenciatura.

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3. Estudo, Formação e Trabalho

A Declaração de Bolonha foi subscrita em Junho de 1999 por 29 Estados Europeus, incluindo Portugal, tendo sido entretanto já adoptada por mais países. Nela são definidos um conjunto de passos e medidas a dar pelos diferentes sistemas europeus de Ensino Superior, tendo em vista a harmonização dos mesmos. Este capítulo descreve a reorganização de cada um dos sistemas de Ensino Superior dos vários países integrados no Processo, com as de outros países do Espaço Europeu de Conhecimento.

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4. Depois da Licenciatura

O prosseguimento dos estudos superiores, após a conclusão da Licenciatura, constitui não só uma forma de aprofundar os conhecimentos científicos numa determinada área, com a correspondente valorização académica e pessoal, como também pode facilitar a entrada na vida activa, seja no espaço nacional ou europeu, e permitir a valorização profissional, através da progressão na carreira e do acesso a uma melhor remuneração.

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5. Cidadania

Uma forma de participar activamente na sociedade é através de associações já existentes, ou promovendo a criação de uma, que é um direito dos cidadãos consagrado legalmente.  As associações podem ser de natureza diversa, incluindo juvenis, de estudantes, culturais, desportivas, humanitárias, de defesa do ambiente, entre muitas outras.

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6. Cultura, Lazer e Desporto

As actividades desportivas e lúdicas constituem não só uma forma de ocupação dos tempos livres, como contribuem activamente para a formação complementar e bem- estar do estudante. Existe uma gama variada de propostas relativas à prática do exercício físico, ao lazer e à cultura, direccionadas para os estudantes ou jovens em geral, organizadas dentro ou fora das escolas do Ensino Superior.

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7. Legislação Fundamental

Este capítulo contém a legislação fundamental dos temas descritos nos capítulos anteriores.

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Fonte: Direcção de Serviços de Acção Social (Direcção Geral do Ensino Superior) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

URL: http://www.asocialensinosuperior.pt/FAS/Destaques/guia+destaque.htm

Acedido em: 6/11/2006