Acções do Documento

A Banca Comercial

A Banca Comercial

Numa fase inicial quando o empreendedor pretende começar a nova empresa uma das alternativas de que dispõe é procurar conseguir capital junto da banca. Desde logo, assume uma crescente importância ter uma boa relação e reputação junto da banca assim como, procurar conhecer os gerentes e gestores de conta e de crédito.

Um empreendedor pode recorrer à banca para obter diferentes tipos de empréstimos, com diferentes durações ( de curto, médio e longo prazo). Cada um destes créditos é suportado mediante garantias tangíveis (um bem de valor), como é o caso de activos afectos à actividade da empresa (e.g., máquinas, veículos, terrenos...) ou bens pessoais do empreendedor (e.g., casa, automóvel, acções....) ou ainda bens de um fiador quer no fluxo de caixa da empresa recentemente constituída.

Face ao exposto, é aconselhável que o empreendedor se informe bem das condições , antes de se comprometer e que procure o banco que lhe oferece melhores condições.


Bibliografia

Ferreira, M.P., Santos, J.C., & Serra, F.R. (2008). Ser Empreendedor - Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa (1ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, Lda;