Acções do Documento

Financiamento Público

 

  APOIO INDIRETO

 

Programa FINICIA

O FINICIA é um programa de apoio ao empreendedorismo desenvolvido pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) com o objectivo de facilitar o acesso a soluções de financiamento e assistência técnica na criação de empresas ou em empresas de menor dimensão.
O apoio financeiro aos projectos faz-se, através do envolvimento de:

  • uma sociedade de capital de risco, para a vertente de Financiamento por capital;

  • uma instituição bancária e uma sociedade de garantia mútua, no caso do investimento ser financiado por empréstimo bancário. O IAPMEI intervém com a partilha de risco das operações de financiamento feitas pela rede de agentes financeiros envolvidos no programa, criando condições para tornar mais fácil o acesso ao capital pelas pequenas empresas nas fases de arranque ou início do seu ciclo de vida.

 

 

PME Investe

 

Lançada pelo Governo com uma dotação global de 50.000.000 euros, a Linha de Crédito de Apoio às Empresas com Exposição ao Brexit tem como objetivo colmatar as falhas de mercado identificadas nas operações de financiamento a realizar por empresas com exposição ao mercado do Reino Unido e que comprovem necessidades de financiamento (investimento ou fundo de maneio) relacionadas com estratégias de resposta ao Brexit.

Linhas Ativas

 

CAPITAL DE RISCO

O FINOVA, em resultado de concursos lançados pelo COMPETE e pelo POR Lisboa, participa na constituição ou reforço de 24 Fundos de Capital de Risco que têm por objetivo comum contribuir para que as PME, em particular, as mais novas e de menor dimensão desenvolvam estratégias de inovação, de crescimento e de internacionalização.

Os Fundos a constituir ou reforçar encontram-se separados em 4 categorias distintas de acordo com o objetivo final do financiamento.

 As 4 categorias são as seguintes:



Microcrédito

 

O Microcrédito é um serviço de financiamento do Millennium bcp, que promove e apoia pessoas e micro-empresas com iniciativas empresariais viáveis.

 O Montepio Microcrédito é uma solução ajustada às necessidades de quem tem um forte espírito empreendedor e uma ideia clara e sustentável de negócio mas se vê confrontado com baixos rendimentos, dificuldades de acesso ao crédito ou situações de desfavorecimento social, profissional ou económico.

 
Portugal 2020

 

 

Trata-se do ACORDO DE PARCERIA adotado entre Portugal e a Comissão, que reúne a atuação dos cinco Fundos Europeus Estruturais e de Investimento – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, Fundo de Coesão, Fundo Social Europeu, Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural e Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e Pescas - no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover, em Portugal, entre 2014 e 2020.

Consulte aqui os programas operacionais.  

 

APOIO DIRETO 

  • Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego - IEFP

Criação do Próprio Emprego; Criação de Empresas; Microcrédito; Investe Jovem; Outras medidas

Apoios Criação do Próprio Emprego por Beneficiários de Prestações de Desemprego - medida no âmbito do Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego, que consiste na atribuição de apoios a projetos de emprego promovidos por beneficiários das prestações de desemprego, através da antecipação das prestações de desemprego, desde que os mesmos assegurem o emprego, a tempo inteiro, dos promotores subsidiados.

Promotores / Destinatários

Apoios

Condições de acesso

Legislação e normativos

Beneficiários das prestações de desemprego que apresentem um projeto que origine, pelo menos, a criação do seu emprego.

Nota: As prestações de desemprego referidas respeitam apenas ao subsídio de desemprego ou ao subsídio social de desemprego inicial

 

  • No site do ePortugal, encontrará informações sobre financiamentos, nomeadamente no Espaço Empresa- Financiamento. O Portal do Financiamento disponibiliza informação sobre um variado leque de soluções, como a Garantia Mútua, Seguros de Crédito, Capital de Risco, Business Angels, Fundos de Coinvestimento, Fundos de Investimento Imobiliário, abrangendo ainda os incentivos fiscais ao investimento e a capitalização das empresas. Consulte abaixo o portal e investigue qual a melhor solução para o seu negócio.
 

 

Bibliografia

Ferreira, M.P., Santos, J.C., & Serra, F.R. (2008). Ser Empreendedor - Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa (1ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, Lda;

Instituto Politécnico de Leiria (2008). Manual do Empreendedor. Acedido a 18 de Setembro de 2009.