Dicas para Escolher o Franchising
Para muitos empreendedores que já tomaram a decisão de avançar para a criação do seu próprio negócio pela via do Franchising a dificuldade reside em, dentro das inúmeras oportunidades existentes no mercado, saber como fazer a escolha mais acertada. Embora não existam receitas universais, destacamos alguns pontos que poderão auxiliar na escolha do franchise a adoptar:
O franchisador:
- Tem experiência suficiente? É importante escolher um franchisador já bem estabelecido e sério, com capacidade para actuar no mercado com uma boa campanha publicitária e com experiência de actuação em vários mercados;
- Tem capacidade de prestar apoio? A capacidade de prestar apoio na gestão, marketing, formação e serviço ao cliente são essenciais ao sucesso do negócio;
- Sugere-lhe que se encontre com outros franchisados? Quando se procura um franchising é importante conversar com alguns franchisados para se informar sobre como é que a rede funciona;
- Avalia a capacidade e o currÃculo dos franchisados? Alguns franchisadores aceitam qualquer potencial franchisado para crescer mais rapidamente mas no longo prazo uma selecção cuidadosa pode evitar danos à reputação da rede. É importante escolher um franchisador que faça a avaliação dos franchisados e que tenha formas de controlar o desempenho de cada membro da rede;
- Clarifica a formação/treino a conceder aos franchisados? Muitos franchises assentam num óptimo serviço ao cliente. É fundamental que o franchisador se comprometa e especifique o programa de formação a proporcionar aos franchisados;
- Tem estabelecimentos próprios? Este aspecto é relevante porque é em lojas próprias que o franchisador pode testar o lançamento de novos produtos/serviços;
- Dá assistência contÃnua? A assistência ou consultadoria contÃnua é importante para monitorizar o progresso do empreendimento e ajudar a solucionar eventuais dificuldades;
- A rede do franchisador está a crescer? É importante seleccionar um franchisador ainda em fase de crescimento e com um plano especÃfico de expansão das actividades
                                                                    (p.105, in Ferreira, Santos, & Serra, 2008)
Bibliografia:
Ferreira, M.P., Santos, J.C., & Serra, F.R. (2008). Ser Empreendedor - Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa (1ª ed.). Lisboa: Edições SÃlabo, Lda.