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Fontes de Ideias

O empreendedor identifica (ou cria) novas oportunidades de negócio. O desafio consiste em identificar ideias que sejam reais oportunidades de negócio. A que métodos podemos recorrer para procurar uma ideia?

As ideias podem surgir das mais diversas fontes e contextos (e.g., experiências de trabalho anteriores, conversas com familiares e amigos, feiras, etc.).

As ideias de negócios têm muitas vezes origem na:

  • Identificação de necessidades - mediante a pesquisa de necessidades não satisfeitas e da concepção de produtos e/ou serviços para as satisfazer a clientes dispostos a pagar;
  • Observação de deficiências - existem produtos/serviços passíveis de sofrer algumas alterações e melhorias (e.g, design de embalagens, serviço ao cliente, preço, espaços físicos...). Ou seja, pensar o que melhorar quando se constitui uma empresa semelhante às outras que já tem actividade iniciada;
  • Observação de tendências -  Analisar de perto o mercado e observar tendências locais, regionais, nacionais ou internacionais  em alguma dimensão ambiental (e.g., padrões de consumo, alteração de gostos e preferências, entre outras). O empreendedor ao seguir estas tendências pode aproveitar oportunidades emergentes!
  • Derivação da ocupação actual - Muitos empreendedores deixam o seu emprego para iniciar a sua própria actividade. Nesse sentido, não é estranho que o potencial empreendedor identifique a ideia de negócio no seu emprego anterior (e.g., algo na serviço/produto da empresa pass´vel de ser melhorado, recurso a meios/inovações que não estão a ser empregues, etc.).
  • Procura de novas aplicações - A procura de novos usos para bens que já existem. Através da análise e monitorização dos produtos/serviços de empresas rivais o empreendedor pode detectar formas de melhorar e adequar os produtos e serviços já disponíveis no mercado, criando uma nova oferta para o mercado.
  • Hobbies - Através dos hobbies as pessoas podem identificar necessidades ainda não satisfeitas, ou seja, oportunidades de mercado. Por exemplo, várias empresas direccionas para actividades desportivas surgiram das ideias de praticantes amadores que sentiram a falta de serviços e /ou produtos na sua prática desportiva.
  • Imitação do sucesso de outro - São poucos os empreendedores que lançam empresas com ofertas verdadeiramente novas. Contudo, para ter sucesso é essencial que se analise de perto os motivos pelos quais a empresa-modelo está a ser bem sucedida e onde o empreendedor pode incluir alguma forma de diferenciação.
  • Canais de distribuição - fontes de novas ideias, uma vez que conhecem melhor o mercado (e.g., sugestões de produtos e serviços novos desejados pelo consumidor, de características preferidas (design, tamanho, etc).
  • A adaptação e resposta  a regulamentações governamentais pode ser uma fonte de ideias de novos produtos (e.g., quando o governo emite uma nova legislação. novas empresas podem ser formadas para suprir com produtos/serviços as necessidades das organizações).
  • Os esforços do próprio empreendedor em Investigação e Desenvolvimento (I&D) são uma fonte de novas ideias

 

Bibliografia:

Ferreira, M.P., Santos, J.C., & Serra, F.R. (2008). Ser Empreendedor - Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa (1ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, Lda.