Você está aqui: Página Inicial » Empreendedorismo » Empreendedorismo - Uma Alternativa » O Processo Empreendedor
Acções do Documento

O Processo Empreendedor

Empreendedorismo

Processo através do qual uma ou várias pessoas agrupadas sob uma forma jurídica, após um período de maturação - preferencialmente através da elaboração de um plano de negócios, põem em marcha uma ideia de negócio.

Assim, é fundamental que o empreendedor saiba por um lado, planear as passos a dar na criação do seu próprio negócio e por outro, delinear as estratégias que de futuro irão orientar a empresa a ser criada e/ou em crescimento.

O que diferencia o empreendedor, não é só a vontade de criar o seu próprio negócio - por falta de alternativas profissionais ou devido a uma motivação genuína - mas a sua capacidade para (a) identificar e avaliar a ideia/as oportunidades, (b) desenvolver o plano de negócios, (c) determinar e captar os recursos necessários e (d) gerir a empresa criada.


Quais são os factores que intervêm no processo empreendedor?

São três os elementos que constituem o trimónio fundamental à criação de um negócio:

  • Empreendedor
  • Ideia
  • Mercado

De facto, por melhores que sejam as qualidades e as competências do empreendedor, uma ideia/oportunidade só conduzirá a um negócio de sucesso se corresponder a uma necessidade não satisfeita, ou se for capaz de satisfazer melhor necessidades para as quais já existe oferta de produtos e serviços.

Nesse sentido, o potencial empreendedor deve possuir alguns traços de personalidade e características vantajosas aquando o efectivação do processo empreendedor.


Porquê avaliar o perfil profissional?

Antes de decidir investir energia e dinheiro numa nova empresa, avalie todas as variáveis que podem avaliar o seu sucesso. A começar por si próprio!

Analise o seu perfil e faça o esforço de adaptação face às exigências da situação.

                                                                           (p.54, Ferreira, Santos, & Ferreira, 2008)


Bibliografia:

Ferreira, M.P., Santos, J.C., & Serra, F.R. (2008). Ser Empreendedor - Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa (1ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo, Lda.

Gaspar, F. (2009). O Processo Empreendedor e a Criação de Empresas de Sucesso (1ª ed.)

Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (s/d). 10 Passos para a criação de uma empresa. Acedido em 14 de Outubro de 2009.

Instituto Politécnico de Leiria (2008). Manual do Empreendedor. Acedido em 18 de Setembro de 2009.

Miranda, E. (1998). Manual do Futuro Franchisado. Negócios e Franchising,  8 , (Jul/Set 98), in IIF-Instituto de Informação em Franchising.