Você está aqui: Página Inicial » Emprego » Oportunidades de Trabalho » Voluntariado
Acções do Documento

Voluntariado

Aqui poderá obter informações sobre voluntariado em Portugal ou na Europa.

 

Voluntariado ( art.º 2.º da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro):

É o conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas.
Não são abrangidas pela presente Lei as actuações que, embora desinteressadas, tenham um carácter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança.

No portal do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado poderá encontrar a legislação que regulamenta a prática de voluntariado.


O papel dos voluntários é muito importante em todas as sociedades. Através do voluntariado pode conhecer novas culturas e pessoas e é uma excelente forma de ganhar experiência para uma futura carreira profissional!

 

 

  • Voluntariado em Portugal

 

Neste portal encontra informação sobre o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, bem como uma listagem exaustiva das várias entidades disponíveis para acolherem voluntários.

 

O objectivo da Bolsa do Voluntariado é servir de ponto de encontro entre a procura e oferta de trabalho voluntário.


Oportunidades de voluntariado em Portugal. Escolha o tipo de trabalho que quer fazer e regista-se on-line.

 

Projectos de voluntariado no Portal da Juventude.

 

Esta organização sem fins lucrativos tem por objectivo acabar com a fome alimentando e apoiando os que precisam.

 

Esta organização não governamental tem projectos na área da luta contra a pobreza e a desigualdade. Inscreva-se e ajude a mudar o mundo! 


Uma visão geral desta organização humanitária: oportunidades de trabalho, história, princípios e responsabilidades. 

 

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima é uma organização sem fins lucrativos de âmbito nacional que oferece serviços gratuitos e confidênciais de apoio a vítimas de crimes.

 

A Associação Abraço é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha no âmbito da luta contra a Sida. Visite o site e veja como pode ajudar esta organização.

 

Grupo de Acção Social do Porto, com acções em Portugal e no estrangeiro.

 

Veja aqui como se inscrever.

 

Associação dos Amigos dos Animais do Porto.

 

O GAIA é uma associação que foca as temáticas ambientais integrando questões sociais e políticas.

 

Em Portugal, nos Centros Porta Amiga, a AMI conta com voluntários médicos, enfermeiros, advogados, professores, assistentes sociais, psicólogos e com todos aqueles que nos ajudam a prestar serviços aos utentes que, de outro modo, não teriam acesso a essa assistência.

 

Este é um projecto integrado que promove o encontro entre a procura e a oferta de voluntariado na região de Évora.

 

Projecto promotor de voluntariado com actuação principal no Algarve.

 

A Plataforma Portuguesa, representa institucionalmente o conjunto de ONGD que nela foram aceites e poderá encontrar várias oportunidades de Voluntariado nestas instituições.

 

Instituição com uma diversificada rede de serviços, equipamentos e projectos, espalhados pela cidade de Lisboa, dirigidos às comunidades locais e abrangendo diferentes grupos alvo: crianças, jovens, adultos, pessoas idosas, famílias e indivíduos e grupos em risco de exclusão.

 

Terás oportunidade de estar em contacto directo com a natureza, ajudando à sua salvaguarda!

 

O voluntariado no IPO-Porto é coordenado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.

 

Oportunidade de aliar o interesse de aprender e divulgar sobre esta instituição e a sua exposição junto de todos os visitantes e outros que procuram saber mais sobre os oceanos.

 

Portal com informação útil.

 

Veja como pode ser voluntário desta instituição.

 

Neste portal poderá pesquisar as oportunidades de voluntariado existentes na cidade do Porto.

 

Este é um local que funciona como ponto de encontro entre os voluntários e as instituições.

 

Veja aqui como participar.

 

Ao tornar-se voluntário da Ajuda de Mãe, estará a contribuir para que a mulher grávida proporcione um desenvolvimento pleno e saudável ao seu bebé e garanta uma vida melhor para toda a família.

 

Site onde encontrará informação sobre experiências de voluntariado com animais.

 

Voluntariado de rua (em Lisboa) para ajudar os sem-abrigo e animais abandonados. Neste portal encontra, ainda, uma lista de associações que necessitam de voluntários para apoiar animais abandonados.

 

O Jardim Zoológico, como Instituição de Utilidade Pública, é promotora de programas de voluntariado ao longo do ano, em parceria com o Banco de Voluntariado para a cidade de Lisboa - Câmara Municipal de Lisboa.

 

O IMC pretende incentivar a participação da sociedade civil no desenvolvimento das actividades e serviços dos Museus / Palácios, proporcionando aos voluntários os benefícios de formação cultural e de desenvolvimento de competências, ao mesmo tempo que a possibilidade de integração em projectos institucionais de referência, sem prejuízo de experiências anteriores e em curso que reforçam a participação de voluntários nos museu / palácios.

 

A LPCE encontra-se a criar uma rede de voluntariado que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas mais afectadas pela epilepsia e seus familiares.

 

O Banco de Voluntariado de Bragança tem a finalidade de difundir, promover e dinamizar as relações entre o voluntariado do concelho e as instituições e entidades interessadas.

 

O projecto " Vem: Voluntariado em Matosinhos" apresenta como principal objectivo o desenvolvimento do espírito e das práticas de voluntariado no concelho de Matosinhos.

 

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e pretende motivar a população para a prática do voluntariado.

 

Veja aqui como se tornar voluntário nesta instituição.

 

Neste portal terá acesso ao formulário de inscrição.

 

Preencha aqui o formulário para se tornar um voluntário Novo Futuro.

 

Conheça aqui esta bolsa de voluntariado.

 

Nesta página descobrirá como ser voluntário em Vieira do Minho.

 

Nesta página encontrará vários anúncios de voluntariado na área da Biologia.

 

Aqui poderá registar-se como voluntário e ter acesso às ofertas de voluntariado.

 

A Câmara Municipal de Viana do Castelo criou um Banco Local de Voluntariado, que pretende ser um espaço de aproximação entre quem deseja trabalhar voluntariamente e as mais variadas instituições do concelho.

 

Verifique aqui as ofertas.

 

Veja como se tornar um voluntário.

 

Pretende promover o encontro entre a oferta e a procura de Voluntariado em Cascais, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido pela Câmara Municipal, Centro Comunitário da Paróquia de Carcavelos, Centro Comunitário da Paróquia da Parede, Grupo Convergência, Santa Casa da Misericórdia de Cascais – Centro de Apoio Social Pisão, Casa da Encosta, Segurança Social e, mais recentemente, pela Cruz Vermelha Portuguesa.

 

Este projecto pretende ser um local de encontro entre pessoas que expressam disponibilidade e vontade para serem voluntárias e entidades promotoras que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua actividade em vários domínios.

 

No âmbito das acções de Corporate Community Relations desenvolvidas pela IBM, decidiu a Direcção da IBM Portugal implementar localmente um programa que prevê a disponibilização média de 1 dia por empregado, por ano, para a prática de acções que se enquadrem neste contexto.

 

O Conselho Português para os Refugiados tem como objectivo principal promover uma política de asilo mais humana e liberal, a nível nacional e internacional.

 

A AFS é uma Organização Não Governamental que proporciona oportunidades de aprendizagem intercultural.

 

Os Paramédicos de Catástrofe Internacional destinam-se a intervir rapidamente em situações de crise e emergência e na cooperação para o desenvolvimento, actuando em toda a parte do mundo. No portal encontrará informação sobre voluntariado nacional e internacional.

 

O Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural - ACIDI, considerando as muitas necessidades específicas dos imigrantes em Portugal, tomou a iniciativa de promover uma bolsa de voluntários que congregue todas as pessoas que tenham interesse em contribuir para o apoio e a integração deste grupo social.

 

A Amnistia Internacional é uma Organização Não Governamental que tem por objectivo promover o respeito pelos direitos humanos.

 

A Aldeia de Crianças SOS constrói famílias e lares para crianças necessitadas.

 

Os Médicos do Mundo são uma Organização Não Governamental de ajuda humanitária e cooperação para o desenvolvimento, sem filiação partidária ou religiosa, que tem como objectivo principal a prestação global de cuidados de saúde.

 

A Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) tem como principal objectivo sensibilizar para a segurança infantil.

 

A Fundação Infantil Ronald McDonald tem por objectivo promover o bem-estar das crianças que precisam de tratamento hospitalar prolongado.

 

A Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA) desenvolve acções de sensibilização contra o abandono e a favor dos direitos dos animais.

 

A União Zoófila tem como principal objectivo a defesa, protecção e tratamento de animais domésticos em risco.

 

Esta entidade tende a promover ocasionalmente oportunidades de voluntariado e de Estágio.

 

O Banco Local de Voluntariado é uma estrutura que faz a gestão local, de forma flexível e descentralizada da oferta existente (instituição promotora) e procura do voluntariado (cidadãos).

 

Local de encontro entre pessoas que expressam disponibilidade e vontade para serem voluntárias e entidades promotoras que reúnam condições para integrar voluntários e coordenar o exercício da sua actividade em vários domínios.

 

Se pretende realizar voluntariado em Setúbal, este é o portal para si.

 

Veja aqui como se tornar voluntário.

 

Esta associação promove oportunidades de voluntariado.

 

O Banco Local de Voluntariado da Amadora é um projecto que pretende impulsionar a prática do voluntariado no Concelho.

 

 

  • Voluntariado além-fronteiras:

 

Gostaria de ser voluntário da Cruz Vermelha Internacional? Aqui descobrirá como.


No portal para a Cooperação para o Desenvolvimento, Ajuda Humanitária e Educação para o Desenvolvimento encontrará uma lista de todas as organizações não-governamentais, que oferecem actividades de voluntariado no estrangeiro nas áreas da educação, desenvolvimento e ajuda humanitária.

 

 

 

Ofertas de voluntariado no Reino Unido.

 

 

 

Acções de voluntariado na Europa e fora da Europa.

 

 

 

Projectos e oportunidades de voluntariado. Permite realizar uma pesquisa mundial.

 


 

Aqui encontra informação geral sobre voluntariado e pode escolher um dos programas da Intercultura, em que pode fazer serviço comunitário no estrangeiro ao mesmo tempo que aprende um língua e descobre uma cultura.

 

 

A AMI - Assistência Médica Internacional é uma organização não governamental sediada em Portugal com missões em todo o mundo. Pode escolher o projecto que mais lhe interessa conforme as tuas habilitações ou capacidades.

 

 

 

Portal de voluntariado britânico.

 

 

 

Para pessoas interessadas em exercer voluntariado nos Estados Unidos.

 

 

Portal brasileiro com informação sobre voluntariado.

 

 

Ofertas de Voluntariado. Permite efectuar uma  pesquisa a nível mundial.

 

 

 

Oportunidades de voluntariado nos Estados Unidos.

 

 

Acções de voluntariado em organizações espanholas.

 

Serviço de voluntariado internacional

 

 

No Portal Europeu da Juventude encontrará vários programas e oportunidades de voluntariado.

 

Se quer ser voluntário da Unicef este é um portal a visitar.

 

Veja as várias oportunidades para realizar voluntariado fora de Portugal.

 

Neste portal também encontrará oportunidades de voluntariado.

 

Veja aqui como ser voluntário nas Nações Unidas.

 

O Youth Action for Peace (YAP) promove a paz e o dialogo através do envolvimento de jovens de diferentes nacionalidades nas suas actividades.

 

Projecto brasileiro de apoio a crianças.

 

A WWF é uma organização ambiental global que conta com mais de 90 escritórios espalhados por 40 países.

 

Veja aqui como se tornar num voluntário internacional

 

Portal internacional que divulga oportunidades para todo o mundo.

 

Veja aqui várias oportunidades para vir a realizar voluntariado.

 

Portal com informação útil para os voluntários.