Você está aqui: Página Inicial » Estágios » Programas de Estágios Internacionais
Acções do Documento

Programas de Estágios Internacionais

Estudar ou trabalhar no estrangeiro durante algum tempo poderá trazer muitas vantagens e facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho. Existe hoje um conjunto considerável de programas que permitem realizar um estágio no estrangeiro.

 

A realização de um período de estágio no estrangeiro poderá permitir aceder a uma experiência extremamente enriquecedora no campo profissional e pessoal, onde as competências técnicas e  interpessoais são desenvolvidas e reforçadas num processo acompanhado pela descoberta de uma sociedade com referências sociais, culturais e empresariais diferentes. 


Para além do acesso a novas tecnologias e a processos de organização e de gestão inovadores, os estagiários ficam dotados com as chamadas “competências transversais”, entendidas como um conjunto de capacidades, conhecimentos e experiências indispensáveis ao sucesso profissional nos dias de hoje em qualquer área de actividade, como são as competências linguísticas, espírito empresarial, iniciativa, adaptabilidade, flexibilidade, comunicação, decisão e sensibilização para as questões da qualidade. 


Por outro lado, os estagiários que empreendem uma experiência de trabalho numa empresa estrangeira têm a preferência das empresas do seu próprio país aquando do recrutamento de novos recursos humanos. 

Consulta os Programas internacionais:

 

  • AIESEC Somos a representação Portuguesa da maior organização do mundo gerida por estudantes. Providenciamos o desenvolvimento de liderança jovem através de experiências internacionais.

 

  • Assembleia das Regiões Europeias O Eurodisseia é um programa de intercâmbio da Assembleia das Regiões da Europa (ARE) que oferece estágios, de três a sete meses, no estrangeiro aos jovens que estejam à procura de emprego e que tenham entre 18 e 30 anos.

 

  • Autoridade Europeia para a Protecção de Dados A Autoridade Europeia para a Protecção de Dados (EDPS) organiza duas vezes por ano estágios remunerados e não remunerados para jovens licenciados, com a duração de cinco meses. Os potenciais candidatos devem pertencer a um Estado Membro da União Europeia e possuir um conhecimento profundo da língua inglesa ou francesa.

 

  • Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento Oportunidades de estágio podem surgir para alunos recém-licenciados ou a frequentar cursos de pós-graduação nas seguintes áreas: economia, finanças, banca, gestão, direito, recursos humanos ou ciências.

 

  • Banco Mundial  És recém-formado? O Banco Mundial dá-te a oportunidade de estagiar na sede do Banco em Washington D.C. ou nos escritórios ao redor do mundo, dependendo da disponibilidade de vagas.

 

 

  • Estágios Erasmus + Um estágio Erasmus é constituído por um período numa empresa ou organização de outro país participante, com o objectivo de ajudar as pessoas a adaptar-se aos requisitos do mercado de trabalho Europeu. Este período de estágio pode ser constituído, conforme aplicável, por cursos de preparação ou de actualização, na língua do país anfitrião ou na língua de trabalho.

 

  • Erasmus Empreendedores O Erasmus para Jovens Empreendedores é um programa transfronteiriço que dá aos novos empreendedores, ou aos que pretendem sê-lo, a oportunidade de adquirirem conhecimentos para gerirem pequenos negócios, junto de empreendedores experientes, num outro país participante no programa.

 

  • Eurochild És uma organização ou indivíduo com interesse na área dos direitos e bem-estar das crianças e dos jovens? Então este projecto é para ti!

 

 

  • European Centre for Disease Prevention and Control O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças é uma agência da União Europeia que visa reforçar as defesas da Europa contra as doenças infecciosas. Os estágios são organizados uma vez por ano e podem ter uma duração de três a nove meses. 

 

  • European Maritime Safety Agency O programa de estágios destina-se principalmente a jovens licenciados, sem excluir aqueles que recentemente obtiveram um diploma universitário e estão no início de uma nova carreira profissional. O programa tem como objectivo dotar os formandos com experiência de trabalho na área da legislação sobre a segurança marítima, combate à poluição no mar e de cooperação entre os Estados membros em matéria de segurança no mar.
 
  • Euroyouth Portugal A EUROYOUTH Portugal é uma agência especializada que trabalha com uma vasta rede de parceiros internacionais. Tem uma larga experiência, tanto a nível de educação como de formação e oferece programas para aprender um idioma e realizar estágios em empresas locais, quer em Portugal, quer no estrangeiro.

 

  • Fundo Monetário Internacional O Fundo Monetário Internacional (ONU) convida à apresentação de candidaturas para um estágio remunerado em Macroeconomia. O estágio de dois a três meses destina-se a licenciados, mestres ou inscritos no doutoramento, sem experiência profissional.

 

  • Human Rights Watch Oferece oportunidades de estágio nos escritórios espalhados pelo mundo. Candidata-te para diferentes cargos tendo em conta a localização, elegibilidade e as diferentes divisões e departamentos .

 

  • INOV Contacto O Programa INOV Contacto - Estágios Internacionais para Jovens Quadros - é um projecto que visa apoiar a formação de jovens com qualificação superior em contexto internacional, bem como permitir a transmissão de informação entre os participantes no Programa, através de uma rede informal de conhecimento e de uma crescente rede de contactos internacionais: a networkcontacto.

  • International Telecommunications Union Mais de 700 pessoas em 90 países  trabalham na UIT - principalmente, engenheiros, especialistas em telecomunicações,  radiocomunicações e engenharia TIC, entre outros. 

 

  • INTERPOL A Interpol oferece a estudantes a possibilidade de estagiarem na organização. O estagiário terá a possibilidade de trabalhar num ambiente multi-étnico, multicultural, multilingue, contribuindo assim para o desenvolvimento da compreensão mútua, confiança e tolerância. 

 

  • Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola Aceita candidaturas para estágios dirigidos a recém licenciados ou a estudantes das áreas do Fundo.Os candidatos devem ser fluentes em inglês, oriundos de um Estado-Membro e ter até 30 anos. 

 

  • NATO O programa de estágios da NATO tem como objectivo proporcionar a um reduzido número de estudantes, actuais ou recentes, a oportunidade de estagiar com o Pessoal internacional no quartel geral da NATO em Bruxelas.

 

  • Parlamento Europeu O Parlamento Europeu propõe diversas modalidades de estágio no seu Secretariado Geral, no intuito de proporcionar oportunidades de formação profissional, bem como de dar a conhecer esta Instituição e o seu funcionamento

 


 

  • Organização Internacional para as Migrações Presente em Portugal desde 1976, esta Missão da OIM está particularmente activa nas áreas do retorno voluntário, da migração e desenvolvimento, da migração circular, da integração e da cooperação técnica e assessoria governamental.

 

 

  • Organização Mundial de Saúde A OMS está a chamar candidatos para vários fins; as vagas são para áreas tão variadas como Medicina, Secretariado, Recursos Humanos, TI, Ciências, Administração, Laboratório, Design, Economia, Comunicação e Antropologia.

 

  • Rota Jovem A Rota Jovem é uma associação juvenil, sem fins lucrativos, sediada em Cascais, que promove a apoio actividades para jovens desde 1992. 

 

  • Transparency International Transparência Internacional (TI) é uma organização da sociedade civil que lidera a luta contra a corrupção. E está à procura de cidadãos motivados.

  • UNESCO A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) está a recrutar profissionais para integrarem a sua equipa.

 

  • UNICEF O estágio profissional Unicef oferece a estudantes qualificados a oportunidade de adquirir experiência prática de trabalho nos escritórios da UNICEF, sob a supervisão directa do seu pessoal. No período de candidatura o candidato tem de ter terminado ou estar a terminar os seus estudos numa área de interesse da UNICEF.

 

  • United Nations Economic Commission for Europe A Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) foi criada em 1947 e é uma das cinco comissões regionais das Nações Unidas. Reúne 56 países da Europa, Ásia Central e América do Norte, e tem como objectivo promover a integração económica pan-europeia. 

 

  • Vulcanus O programa de estágios Vulcanus é uma parceria entre a Comissão Europeia e o Ministério Japonês da Economia, Comércio e Indústria e proporciona estágios para estudantes universitários da União Europeia em empresas Japonesas.

 

 

 

  • Nota: A informação aqui disponibilizada foi obtida no site estagiar.pt, este site divulga informações úteis, para os jovens que procuram uma oportunidade de se integrarem no mercado de trabalho, ou adultos que se encontram em processo de reconversão de carreira. Não dispensa o contacto com as instituições que promovem cada um dos programas.