Acções do Documento

Inov-Art

O INOV-Art pretende proporcionar uma oportunidade de inserção profissional a jovens com qualificações ou aptidões específicas nas áreas das artes e da cultura.

A Direcção-Geral das Artes (DGArtes) informa que abriu o período de candidaturas para a 3.ª edição do programa INOV-ART (9 de Março a 15 de Abril de 2011), contemplando a atribuição de 150 bolsas para a realização de estágios profissionais internacionais.

Dada a actual conjuntura económica, foi necessário reformular alguns aspectos deste Programa, garantindo a sua manutenção, ainda que em moldes distintos das edições anteriores, a saber:

Áreas a concurso:

  • Arquitectura e Urbanismo;
  • Artes Performativas;
  • Artes Visuais;
  • Cinema e Audiovisual;
  • Design;
  • Escrita e Edição;
  • Gestão, Indústrias Criativas e Marketing;
  • Novos Media;
  • Património e Serviços Educativos.


Candidaturas elegíveis:

Candidaturas conjuntas resultantes de acordo prévio entre candidatos e entidades de acolhimento.

As candidaturas devem ser submetidas através da página do Inov-Art.


Fases do processo de candidatura para o candidato:
Preparação da candidatura:
O candidato deverá contactar a entidade de acolhimento com a qual pretende estabelecer acordo e definir com esta todos os aspectos relacionados com a realização do estágio. Deve solicitar uma Carta de Aceitação à entidade de acolhimento.

Preenchimento:
O candidato preenche e submete o formulário de candidatura, incluindo os anexos indicados (sem os quais a mesma não poderá ser considerada).
Quando a candidatura é submetida com sucesso, o candidato visualiza uma mensagem automática de confirmação e indicação do código de candidatura atribuído.
É simultaneamente enviado um e-mail ao candidato e entidade de acolhimento confirmando a submissão do formulário, incluindo um PDF com o conteúdo do mesmo.

Validação:
O candidato deve aguardar a recepção do e-mail automático de confirmação de VALIDAÇÃO/INVALIDAÇÃO da candidatura pela entidade de acolhimento.

Recepção da Candidatura no Sistema de Processamento:
Caso a candidatura seja VALIDADA pela entidade de acolhimento, a mesma dá entrada no Sistema de processamento do INOV-ART. Caso a candidatura seja INVALIDADA pela entidade de acolhimento, esta fica sem efeito.
Caso a candidatura não seja VALIDADA/INVALIDADA pela entidade de acolhimento, esta fica sem efeito.
A única candidatura considerada é a última a ser validada pela entidade de acolhimento para cada candidato, independentemente da ordem de submissão pelo candidato.


Fases do processo de candidatura para a entidade de acolhimento:
Preparação da candidatura:
A entidade de acolhimento deverá definir, em conjunto com o candidato, todos os aspectos relacionados com a realização do estágio (plano de estágio, calendarização etc.).
Deve fornecer a Carta de Aceitação.

Preenchimento:
A entidade de acolhimento recebe um email com a informação constante no formulário submetido, solicitando a VALIDAÇÃO/INVALIDAÇÃO online da candidatura (a validação implica a aceitação de todos os termos do Regulamento do INOV-ART, bem como das condições de realização de estágio indicadas).
A validação poderá ser feita até à data e hora limite do período de candidaturas, tal como indicado na página Web em que são disponibilizados os formulários.

Validação:
A entidade de acolhimento deverá VALIDAR/INVALIDAR a candidatura, no endereço fornecido no e-mail de confirmação de submissão de formulário.
Após VALIDAÇÃO/INVALIDAÇÃO a entidade de acolhimento visualiza uma mensagem automática de confirmação deste passo.
É simultaneamente enviado um e-mail ao candidato e entidade de acolhimento confirmando a VALIDAÇÃO/INVALIDAÇÃO da candidatura.

Recepção da Candidatura no Sistema de Processamento:
Caso a candidatura seja VALIDADA pela entidade de acolhimento, a mesma dá entrada no Sistema de processamento do INOV-ART.
Caso a candidatura seja INVALIDADA pela entidade de acolhimento, esta fica sem efeito.
Caso a candidatura não seja VALIDADA/INVALIDADA pela entidade de acolhimento, esta fica sem efeito.
A única candidatura considerada é a última a ser validada pela entidade de acolhimento para cada candidato, independentemente da ordem de submissão pelo candidato.


Duração do estágio:

De três a seis meses. Os estágios no estrangeiro poderão realizar-se entre Julho e Dezembro de 2011.


Apoios concedidos:

  • Bolsa de 838,44 euros (2x 419,22 euros, valor do Indexante dos Apoios Sociais em vigor em 2011) e subsídio de alojamento no valor de 660 euros, mensalmente, durante o período de estágio no estrangeiro;
  • Subsídio de viagem no valor de 300 euros para os destinos dentro do espaço europeu e de 600 euros para destinos fora do espaço europeu;
  • Subsídio no valor de 30 euros/dia para os seminários de abertura e encerramento;
  • Seguro de saúde durante o período de estágio no estrangeiro, caso não exista acordo de cuidados de saúde recíprocos entre o país de destino e Portugal, ou seja para os países não abrangidos pelo Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD);
  • Seguro de acidentes pessoais, cobrindo os dias dos seminários, o período de estágio no estrangeiro e os dias de viagem.


Destinatários:

O INOV-ART destina-se a jovens entre os 18 e 30 anos de idade, residentes em território nacional há mais de 1 ano à data de abertura do período de candidaturas, que estejam desempregados, à procura do primeiro emprego ou de novo emprego e tenham qualificação e experiência comprovadas no domínio cultural e artístico a que se candidatam, tendo sido criado com o objectivo de apoiar a sua inserção profissional em instituições de referência.


O INOV-ART é uma iniciativa do Ministério da Cultura, promovida, gerida e executada pela DGArtes e financiada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P.


Para mais informações, contactar:

Direcção-Geral das Artes (DGArtes)

E-mail: inov-art@dgartes.pt

Telefone: 211 507 129 (linha de dúvidas, todos os dias úteis, disponível das 10h00 às 13h00, hora legal em Portugal continental).


(Informação editada a 18 de Março de 2011)