Você está aqui: Página Inicial » Estágios » Programas de Estágios Internacionais » Programa Alfa
Acções do Documento

Programa Alfa

O Programa ALFA tem como objectivo a cooperação entre a América Latina e a União Europeia, no âmbito do ensino superior.

Objectivo:

Cooperação entre a América Latina e a União Europeia, no âmbito do ensino superior, através de uma estrutura de redes institucionais de ensino superior que apresentam propostas conjuntas.


Propostas:

Este programa está direccionado para projectos que visem criar e consolidar relações de interesse comum entre as instituições de ensino superior da UE e da América Latina.

A sua realização depende do apoio a projectos conjuntos de cooperação apresentados pelas comunidades académicas de ambos os continentes, e da criação de  mecanismos sistematizados em matéria de ensino superior entre as duas regiões, fomentando intercâmbios permanentes de âmbito bi-regional e regional.


Países participantes: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.


Candidaturas:

As propostas de projecto visando o reforço institucional e académico das instituições ou a formação técnico-científica, devem ser submetidas por redes constituídas por um mínimo de seis instituições elegíveis, de seis países distintos das duas regiões (3 da União Europeia e 3 da América Latina).

Consideram-se instituições elegíveis, as instituições de ensino superior reconhecidas como tal, pelas autoridades nacionais dos países respectivos.

Para mais informações consulte:

  • O Gabinete de Relações Internacionais da sua Faculdade/Instituto
  • Comissão Europeia - EuropeAid Serviços de Cooperação Direcção América Latina

    Unidade de Desenvolvimento Social (Saúde e Educação)
    Programa ALFA
    Rue de La Loi, 200 B-1049 Bruxelas – Bélgica
    Fax: +32 2 299 10 47
    E-mail: infoalfa@ceeeta.pt