Você está aqui: Página Inicial » Master.Spitch 2016|Porto » 4. Skills Makeover
Acções do Documento

4. Skills Makeover

O processo de Skills Makeover na Cidade das Profissões.

Skills Makeover 2

 

Para que o candidato possa atingir os seus objetivos profissionais deverá desenvolver um plano de Marketing Pessoal. Deve definir o seu projeto profissional, reforçar o seu auto-conhecimento, desenvolver técnicas de comunicação com impacto, descobrir como aumentar e rentabilizar a sua rede de contactos e melhorar a sua imagem pessoal.

Consciente que esse será um processo moroso e que requer alguma orientação, a Cidade das Profissões criou um programa integrado de desenvolvimento de competências-chave que entendemos como fundamentais para que o candidato possa vir a ser um Master Spitcher, a saber:

  • Definição do objetivo profissional;
  • Empreendedorismo;
  • Marketing e Networking;
  • Comunicação.

 

O Skills Makeover é exclusivamente destinado aos candidatos selecionados pelo Júri no Casting do MASTER.SPITCH. O Skills Makeover será desenvolvido pela Cidade das Profissões em parceria com outras entidades. Cada um destes formadores é responsável por um módulo Skills Makeover:

 

MÓDULO 1 - Desenvolvimento Pessoal

AnaLage

Ana Isabel Ferreira

Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e com Mestrado em Psicologia pela Universidade do Minho, tem em curso o seu trabalho de Doutoramento pelo ISCTE.IUL na área da Inteligência Emocional.

Formadora certificada pelo IEFP, pelo Conselho Científico- Pedagógico da Formação Contínua e pela Universidade Dale Carnegie Internacional para a área das relações interpessoais e liderança.

Ao longo dos 17 anos da sua carreira, trabalhou em contextos comunitários, clínicos e educativos. Fundou e coordenou o Gabinete de Apoio ao Estudante do Instituto Politécnico do Porto entre 2002 e 2010 e foi docente convidada na Escola Superior de Educação na formação. Desenvolveu inúmeros projetos de formação em diferentes contextos educativos, de saúde e empresariais nas áreas de comunicação, relações interpessoais, liderança e gestão de conflitos. Nos últimos dois anos tem colaborado com a Cidade das Profissões nas áreas da Inteligência Emocional e Desenvolvimento Pessoal.

Como psicóloga, interessa-lhe a forma como as pessoas se desenvolvem e como a comunicação pode facilitar (ou não) esse processo. Considera que a possibilidade de nos desenvolvermos é, ao mesmo tempo, uma bênção e uma maldição. Bênção porque nos permite melhorar e maldição porque nos obriga a melhorar.

 

MÓDULO 2 - Empreendedorismo

Marco.Lamas

Marco Lamas, Incubit | Educoach

Tem o Pós-Doutoramento em Educação e Empreendedorismo, é Doutor em Educação e Empreendedorismo, Mestre em Educação, e Licenciado em Relações Internacionais.

Actualmente é Director-Geral da Educoach, S.A., Managing Partner da IncubIT, docente do Ensino Superior nas áreas do Empreendedorismo, Estratégia e Educação, na Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) do Instituto Superior Politécnico do Porto (IPP) e no Instituto Português de Entre Douro e Vouga (ISVOUGA). É membro da comissão instaladora da  Universidade Metodista Unida de Moçambique (UMUM).

Tem integrado júris de provas de Mestrado e Doutoramento. Integra como membro investigador o Centro de Estudos Interculturais (CEI) e o Centro de Estudos em Ciências Empresariais e Jurídicas (CECEJ), ambos do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e o Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP) da Universidade do Porto. Participa assiduamente, em conferências científicas internacionais, com artigos. 

Tem trabalho desenvolvido a nível nacional e internacional em ambiente empresarial e em ambiente universitário.  É business coach certificado pela European Coaching Association (ECA), consultor de empresas e formador (certificado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC) nas áreas do Empreendedorismo, Gestão e Estratégia. É formador certificado de formadores e professores (Empreendedorismo). Colabora com várias revistas, jornais e portais escrevendo artigos de opinião e participa regulamente como orador em seminários e conferências e ainda como membro de júri em concursos de ideias.

 

MÓDULO 3 - Marketing Pessoal e Networking

raquel.soaresRaquel Soares, Love People

Personal & Employer Branding, são as suas áreas de especialização. É Formadora e Consultora, gosta de falar de coisas que se sentem, com mais de 16 anos de experiência em Gestão de Pessoas é criativa e entusiasta em todos os projectos que abraça. O segredo do seu sucesso? Dedicação e paixão em tudo que faz, uma Love People!

 

 

MÓDULO 4 - Comunicação

Ana.Andrade

Ana Andrade, Vós e Nós

Entre muitas outras coisas, Terapeuta da Fala. Terapeuta com prática especialmente direcionada para as áreas da Comunicação Profissional, Voz, Patologia Vocal e Terapia da Gaguez, em contexto clínico, de desenvolvimento pessoal/profissional e de investigação. 
 
Membro da equipa Voz e Nós no âmbito do acompanhamento individual em coaching em comunicação e voz, consultoria e formação direcionada a grupos de profissionais da voz, com necessidade de aperfeiçoamento vocal e comunicativo. Terapeuta da Fala no Laboratório de Voz da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto e na Speechcare.
 
Licenciada pela Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Porto e mestranda em Ciências da Comunicação na Universidade do Minho. Acreditada para práticas de educação pelo Conselho Científico-pedagógico da Formação Contínua, certificada em Programação Neurolinguística e Coaching, e frequentadora de formações de especialização na área da voz (Método Estill Voice Training Nível I). 

 

alexandre.monteiro

Alexandre Monteiro, Decifrar Pessoas

Alexandre Monteiro, especialista em Decifrar Pessoas©, palestrante, autor, comentador de televisão, Coach, com um propósito especial de preparar pessoas e equipas, empresas e executivos a saber decifrar pessoas e optimizar comportamentos não verbais e que com este conhecimento consigam antecipar comportamentos e assim alterar estratégias, para alcançarem melhores resultados tanto na vida pessoal e profissional.
 
Durante a última década aprendeu tudo sobre como decifrar pessoas com os maiores especialistas do mundo, desde especialistas em linguagem corporal, inteligência não-verbal, ex agentes FBI, espiões, terapeutas, psicólogos, investigadores do comportamento humano.
 
Domina a arte de Decifrar Pessoas, o poder de saber mais sobre as pessoas, quais as suas motivações, medos, intenções e os seus segredos mais profundos através da leitura dos sinais não-verbais. Descobrir mais sobre os outros, conseguir antecipar comportamentos, alterar estratégias de comunicação de acordo ao contexto, proteger de relações tóxicas com o objetivo de melhorar os resultados do meu dia-a-dia é o seu objetivo.
 
O resultado é simples, mas não é simplistas, as pistas e os sinais não-verbais são todos apurados e baseados em milhares de estudos científicos e décadas de estudos científicos, o meu maior objetivo é que use a arte de decifrar pessoas no seu dia-a-dia o mais rápido possível, dar-lhe muita informação necessária para analisar com maior eficácia e com menos erros, sem que perca as competências profissionais ou pessoais inatas.

 
 

Vê aqui o vídeo da última edição:

 

Mentores

Todos os participantes no Skills Makeover beneficiarão do acompanhamento dos Mentores. A figura do mentor Skills Makeover foi criada para motivar e orientar cada candidato na análise da sua situação profissional actual e na definição de objectivos de carreira. Fará ainda parte da função do mentor, apoiar os candidatos na integração dos conteúdos de cada módulo de formação e facilitar a identificação de necessidades de investimento suplementar no desenvolvimento de competências. O mentor observará cada candidato em contexto de aprendizagem e dará feedback sobre a sua evolução no Skills Makeover ao Júri MASTER.SPITCH.

 

  • Dora Isabella e Pedro Fonseca são os Mentores do MASTER.SPITCH 2016. São eles que vão acompanhar e ajudar os Master.Spitcher's durante o seu percurso:

 

Dora

Dora Isabella

Comunicação, energia, interação e essência humana é a base em que assenta todo o seu dinamismo.

 Adora pensar, partilhar e sentir que toda a inteligência se pode reinventar através da criatividade, numa ótica de desenvolvimento pessoal e crescimento profissional: é, aliás, essa a sua força motora.

 Tem formação em Jornalismo e Assessoria de Comunicação, tornou-se Master em Programação Neurolinguística e Coaching. Já foi Jornalista, Consultora Comercial e Marketing Development Manager. Como Trainer, acumula mais de 2000 horas de formação em Comunicação, Soft Skills, Empreendedorismo, Marketing e Eventos.
  

Pedro.Fonseca

Pedro Fonseca

"Clupeidae sardina ou Amphiprion frenatus?"

Durante a minha formação académica aprendi a passar  despercebido no meio da multidão. Aliás, muitos alunos optam por  percorrer este caminho pacato e tranquilo. Fazer um curso sem demasiado esforço, apenas o necessário.  Depois, entrei no mundo  profissional, e já não estava no meio da multidão, mas sim  de uma equipa. E o papel mais pacato e tranquilo que podemos  assumir é o de peão. Fazer parte do mecanismo, ser liderado. Quando as coisas correm mal, passamos despercebidos, e quando correm  bem, muitas vezes não se lembram de nós.  Até que um dia alguém me perguntou: Clupeidae sardina ou Amphiprion frenatus? 

Ou melhor, queres ser uma  sardinha ou um peixe exótico. Queres continuar a passar  despercebido no meio do cardume, ou seres rapidamente identificado  em qualquer aquário? 

Decidi que poderia ser ambos,  é possível ser Rei e Peão, Líder e liderado ou simplesmente D.  Quixote e Sancho Pança. Procurei munir-me de ferramentas de  comunicação e de formação. Em 2012 juntei-me ao Oporto Toastmasters Club e depois fui membro fundador do  Invicta Toastmasters Club, locais onde pude aprender e praticar  novas técnicas de comunicação e liderança. No contacto com  colegas, clientes, e amigos percebi a real importância de utilizar uma comunicação clara e simples mas também criativa e interessante para colocar a todos que me rodeiam a  famosa questão: Clupeidae sardina  ou Amphiprion frenatus?"