Você está aqui: Página Inicial » Newsletter » Newsletter Agosto » Concurso de Cartazes
Acções do Documento

Concurso de Cartazes

Foi lançado em 31 de Julho passado o Concurso Europeu 2008 «Protecção – um direito das crianças». Jacques Barrot, Vice-Presidente da Comissão Europeia responsável pela justiça, liberdade e segurança, apresenta da seguinte forma este concurso: Garantir e promover os direitos das crianças, em particular o seu direito à protecção, usufruídos por todas as crianças e adolescentes cidadãos ou residentes da União Europeia, são objectivos partilhados pela União Europeia e seus Estados-Membros.

Ser capaz de dizer: “TENHO O DIREITO DE SER PROTEGIDO!” e posteriormente ser ouvido, não é apenas um desafio diário para um jovem; é também a afirmação de um valor europeu fundamental, consagrado no Artigo 24.o da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia.

É por isso que a 31 de Julho de 2008, no contexto do concurso 2008 da Direcção-Geral para a Justiça, Liberdade e Segurança da Comissão Europeia, intitulado “Protecção – um direito das crianças”, ofereço aos jovens a oportunidade de trabalharem juntos em equipas para explorar o tema da sua própria protecção na União Europeia, para que fiquem a conhecer melhor este seu direito e estejam assim melhor preparados para o invocar quando necessário.

Em particular, os jovens entre os 10 e 14 anos e os 15 e 18 anos estão convidados a criar um cartaz sobre o tema do direito das crianças à protecção na União Europeia.
Após a selecção inicial a nível nacional e de uma cerimónia de entrega dos prémios em cada Estado-Membro a 20 de Novembro, o Dia Internacional dos Direitos da Criança, irei convidar as três equipas vencedoras de cada um dos grupos etários a deslocarem-se a Bruxelas de 7 a 9 de Dezembro, para estarem presentes numa cerimónia europeia de entrega de prémios, presidida por mim, e também para visitar as instituições europeias e a cidade de Bruxelas.


Regras do Concurso
Em Portugal, a coordenação do concurso a nível nacional será da responsabilidade da Representação da Comissão Europeia em Lisboa, com a logística a ser tratada em cooperação com:

OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento
Joana Sofia Da Costa Dias
Rua Visconde Moreira de Rey, 37 Linda-a-Pastora
2790-447 Queijas
PORTUGAL
Tel: 21 882 36 30
Fax: 21 882 36 35
Email: portugal@eurojovem.eu

Quem pode participar
O concurso está aberto aos jovens que residam num dos 27 Estados-Membros da União Europeia e está dividido em dois grupos etários: 10-14 e 15-18.

Como participar
Os candidatos devem formar equipas de, pelo menos, quatro jovens e um adulto que será responsável pela equipa ao longo do projecto, incluindo as viagens para as cerimónias de atribuição de prémios. Não existe um limite máximo para o número de jovens em cada equipa. No entanto, é vivamente aconselhado aos adultos responsáveis formarem vários pequenos grupos (se possível de quatro) em vez de um único grande grupo. Deste modo, cada participante será mais activo, sentir-se-á mais implicado e tirará melhor partido da experiência. Neste caso, é necessário preencher um formulário de inscrição por equipa mas um único adulto pode ser responsável por várias equipas.

O formulário de inscrição deverá ser preenchido e enviado em linha. Se bem que não haja uma data limite para a inscrição, recomenda-se aos adultos responsáveis que o façam o mais brevemente possível a fim de poderem beneficiar do envio eventual de novas informações importantes durante o desenrolar do concurso.

O cartaz e o formulário de submissão que o acompanha, devidamente preenchido e assinado, deverão ser entregues, pessoalmente, nos escritórios do coordenador nacional para a logística [OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento], o mais tardaraté sexta-feira, 31 de Outubro de 2008. Se o cartaz e o formulário não forem entregues pessoalmente, aconselha-se vivamente que sejam enviados para o coordenador nacional, por correio expresso, o mais tardar até quarta-feira, 29 de Outubro de 2008, para garantir que estes cheguem à OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento até 31 de Outubro de 2008. Em resumo, o que conta é a data em que chegarem.

Os participantes devem guardar uma cópia dos documentos que enviarem.
Para aceder a toda a informação sobre este Concurso prima aqui.

Fonte: AEP (Associação Empresarial de Portugal)

URL: http://www.aeportugal.pt/

Acedido em 06/08/2008