Você está aqui: Página Inicial » Newsletter » Newsletter de Fevereiro de 2010 » 18º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores
Acções do Documento

18º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores

Fundação da Juventude relança oportunidade para Jovens Cientistas

Estão abertas as inscrições para o 18º Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores, desenvolvido em Portugal, desde 1992, pela Fundação da Juventude. Esta iniciativa tem por objectivo promover os ideais da cooperação e do intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores, e estimular o aparecimento de talentos nas áreas da Ciência, da Tecnologia, da Investigação e da Inovação.

O Concurso Jovens Cientistas e Investigadores ao longo das últimas 17 edições apoiou mais de um milhar de jovens estudantes, tendo iniciado em 2005 a realização de Mostras Nacionais de Ciência que muito contribuíram para a duplicação dos projectos concorrentes. Na última edição do Concurso (2008-2009), a Fundação da Juventude recebeu 119 projectos, envolvendo 11 áreas cientificas, oriundos de uma centena de escolas de todo o pais, sendo o distrito do Porto o que mais projectos apresentou.
Podem participar neste Concurso estudantes a frequentar o ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos. São admitidos a Concurso trabalhos individuais ou de grupo, no máximo de 3 elementos, abrangendo 11 áreas científicas: Biologia, Engenharias, Ciências Sociais, Ciências do Ambiente, Ciências Médicas, Física, Química, Matemática, Informática, Ciências da Terra e Economia.

Os projectos vencedores vão receber prémios materiais e monetários, entre os € 2.000 e os € 500, e terão oportunidade de participar em certames e mostras internacionais em diferentes áreas científicas, destacando-se a Intel, a Final Europeia e a Semana Internacional sobre Animais Selvagens, nos Alpes Suíços.
Os trabalhos deverão ser submetidos por via electrónica através do mini-site www.fjuventude.pt/jcientistas2010, até ao próximo dia 16 de Abril.

Na presente edição, a Fundação da Juventude conta com as parcerias do Museu da Electricidade, da Fundação EDP, da FLAD, da FCT, da Ciência Viva, do Ministério da Educação/DGIDC, da Agencia Portuguesa do Ambiente, da TMN, da Porto Editora e da revista Super Interessante.

Para mais informações, vá ao blog jovenscientistas.wordpress.com ou contacte Susana Chaves - schaves@fjuventude.pt