Você está aqui: Página Inicial » Newsletter » Newsletter de Fevereiro 2012 » Rede Europeia de Embaixadoras do Empreendedorismo Feminino
Acções do Documento

Rede Europeia de Embaixadoras do Empreendedorismo Feminino

ANPME promotora oficial em Portugal

ANPME foi seleccionada pela Comissão Europeia como entidade promotora do empreendedorismo feminino em Portugal.

 A rede europeia do empreendedorismo feminino é uma  iniciativa da Comissão Europeia para apoiar e dar visibilidade às mulheres empresárias, criar um clima favorável ao empreendedorismo feminino, incentivar e fomentar o crescimento do número de mulheres que gerem o seu próprio negócio.

 O empreendedorismo é um motor de inovação, competitividade e crescimento. As mulheres constituem, em média, 30% dos/as empreendedores/as na União Europeia, mas, por vezes, encontram maiores dificuldades do que os homens em iniciar os seus projectos de negócios e em aceder a formação e a linhas de financiamento.

 É neste âmbito que a ANPME irá organizar várias conferências, seminários workshops e cursos sobre empreendedorismo feminino. Esta entidade apoia todas as mulheres que pretendam criar ou desenvolver o seu próprio negócio, desde a formação inicial como empresárias (Curso Formação Empresárias) e desenvolvimento do plano de negócios, à análise e concepção do projecto de investimento.

 Está, também, previsto a abertura de um concurso para mulheres que pretendam criar a sua própria empresa. O projecto vencedor irá ser desenvolvido com o apoio da ANPME.

 

  •  Embaixadoras do Empreendedorismo Feminino em Portugal

 Para apoiar as novas empreendedoras através do aconselhamento e partilha das suas experiências, a ANPME  seleccionou criteriosamente 12 embaixadoras do empreendedorismo feminino em Portugal, em semelhança aos restantes países da União Europeia.

 12 empresárias de sucessos vão partilhar as suas experiências e servir de modelo e inspiração junto de potenciais empreendedoras, através da divulgação dos próprios percursos, dificuldades e sucessos.

 

  • Lista das Embaixadoras Portuguesas:

 Ana Lucas – Ana Lei Contabilidade e Fiscalidade Lda

Bárbara Silva – Porto Down Town Hostel

Carla Matos – Kids & Teens

Carla Pinheiro - Ecoanimação

Fátima Mendes – Fátima Mendes S.A.

Fátima Lopes – Estilista

Joana Santana – Sistemas Rafael

Maria Cândida Rocha e Silva – Banco Carregosa

Maria Rosário Rocha – Grupo Haity

Rosário Cabrita – Clínica de Massamá Lda

Sara Balonas – B + Comunicação

Zaida Barbot – Tintas Barbot

 

  • Homenagem em Bruxelas

A Comissão Europeia reuniu nos dias 8 e 9 de Dezembro de 2010 empresárias dos vários Países membros da União Europeia, a fim de trocar ideias e partilhar experiências.

Várias conferências e um Jantar de Gala onde as empresárias portuguesas receberam o seu diploma oficial de embaixadoras do empreendedorismo, marcaram a agenda de trabalhos.

Nesta rede, estão representados quer organismos governamentais, quer instituições com responsabilidades na promoção do empreendedorismo feminino.

 A rede foi criada em 2009, com o objectivo de “criar o empreendedorismo de oportunidade e não de necessidade”, ou seja, todas as mulheres que têm uma ideia de negócio devem avançar com essa ideia. Esta linha de pensamento é bem diferente da situação actual em que “a maior parte das mulheres que criam o seu negócio fazem-no porque não têm outra alternativa”, explicou Anna Danti, representante da Comissão Europeia, aquando da apresentação do projecto.

 

  • Próximos Eventos da Rede:
- Workshop Elaboração de um plano de Negócios

Data: 25-10-2011

Local: Lisboa

Destinatárias: Estudantes, recém-licenciadas, desempregadas, trabalhadoras por conta de outrem, mulheres reformadas com capacidade e interesse na actividade empresarial.


- Congresso Empreendedorismo Feminino

Data: a definir / finais de Novembro

Local: Lisboa

Destinatárias: Estudantes, recém-licenciadas, desempregadas, trabalhadoras por conta de outrem, mulheres reformadas com capacidade e interesse na actividade empresarial.

Para mais informações consulte o flyer:

    - Frente

     - Verso