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Já conheces o MASTER.SPITCH? As inscrições ESTÃO ABERTAS. De que estás à espera? INSCREVE-TE!

A Cidade das Profissões, alinhada com as mais recentes tendências de recrutamento, apresenta em 2012 o MASTER.SPITCH, o concurso de talento para o marketing pessoal que te vai desafiar e valorizar na tua procura de novas oportunidades profissionais.

 

Numa intervenção assente no princípio de valorização da pessoa e numa lógica de promoção de responsabilidade e autonomia, a Cidade das Profissões orienta a pessoa na descoberta do seu potencial profissional, apoiando-a na definição do seu projecto de vida e trabalho e na gestão dos desafios e transições profissionais que decorrem do actual mercado de trabalho.

Num período fortemente marcado por constrangimentos económicos e por um discurso negativo sobre o mercado de trabalho, desresponsabilizador até do papel activo que a pessoa deverá assumir na definição e na gestão dos seus projectos profissionais, a Cidade das Profissões investe no desenvolvimento de iniciativas que mobilizem os candidatos à procura de oportunidades profissionais a assumir a responsabilidade nessa procura, a abordar o mercado de forma diferenciadora e a valorizar o seu potencial de empregabilidade.

Ciente da necessidade de definir novas abordagens ao mercado, a Cidade das Profissões promoveu, pela primeira vez, em Março de 2010, um Speed Recruitment. O Speed Recruitment consiste num encontro entre empresas e candidatos a emprego, constituindo uma solução de recrutamento inovadora e eficiente, de baixo custo, sem sacrifício da qualidade, que permite à empresa concentrar-se exclusivamente no candidato e identificar facilmente competências que poderão não ser observadas no contexto de uma entrevista tradicional. A dinâmica do Speed Recruitment consiste em dispor dez empresas num circuito fechado, emparelhando cada empresa com um candidato. Após um sinal sonoro, o candidato senta-se e inicia uma entrevista de cinco minutos. Findo o período estabelecido, assinalado com novo sinal sonoro, cada candidato passa à empresa seguinte até concluir o circuito de empresas. Todos os candidatos têm, assim, oportunidade de se apresentar a todas as empresas presentes, fazendo valer a sua “marca” pessoal. Concluído um circuito, um novo grupo de candidatos é disposto perante as empresas e inicia-se um novo processo de entrevistas.

Esta iniciativa, que já conta com quatro edições, proporciona às empresas um meio eficiente de avaliar um grande número de candidatos num curto espaço de tempo, através de mini-entrevistas de cinco minutos, o tempo suficiente para o recrutador formar uma primeira impressão e decidir se existem bases para o agendamento de uma segunda entrevista mais formal. Para os candidatos, esta iniciativa proporciona uma oportunidade de num único dia contactarem com diversas entidades empregadoras, reforçando a sua rede de contactos, e de num curto espaço de tempo desenvolverem as suas competências de comunicação, de empregabilidade, e uma presença de qualidade, e ir ao encontro de possíveis oportunidades de emprego ou estágio.

Num mercado de trabalho em que a procura de emprego excede largamente a oferta e em que os perfis dos candidatos a emprego se assemelham do ponto de vista dos saberes técnicos, é fundamental apostar no desenvolvimento de competências transversais que os tornem mais capazes no desempenho das tarefas profissionais e mais adequados às exigências do posto de trabalho que venham a assumir. Ser-se capaz de apresentar uma ideia ou mais-valias profissionais num curto espaço de tempo, de forma eficiente e com impacto, é hoje uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho. E embora, no quotidiano, muitas possam ser as possibilidades de nos apresentarmos a alguém que nos possa proporcionar novas experiências profissionais, é fundamental que se criem oportunidades de encontro entre os candidatos e as empresas. Em que os primeiros possam de forma criativa apresentar o seu perfil e projecto profissional, e em que as segundas possam neles identificar, mais do que meros recursos humanos, o talento e o valor acrescido para os seus negócios.

Neste contexto, e na continuidade do trabalho iniciado com o Speed Recruitment, a Cidade das Profissões apresenta o MASTER.SPITCH, um concurso de talento para o Marketing Pessoal em formato pitch. Um grupo de talentos participam num casting em que, em 90 segundos, tentam demonstrar o seu potencial de empregabilidade a um júri constituído por cinco elementos. Do casting resultam 20 candidatos finalistas que passam a um processo de Skills Makeover. Ao longo de um mês, os 20 candidatos terão oportunidade de potenciar competências transversais - Comunicação, Imagem e Apresentação Pessoal, Networking, Marketing Pessoal e Empreendedorismo - e criar ferramentas de empregabilidade reveladoras do seu potencial. Findo o processo de Skills Makeover, os candidatos participam na grande final MASTER.SPITCH, habilitando-se a ganhar a Master Box.

 

MASTER.SPITCH

O concurso MASTER.SPITCH estrutura-se em quatro etapas: Inscrição e pré-selecção dos candidatos, Casting por um júri de empresas, Skills Makeover – Programa Integrado de Desenvolvimento de Competências e Grande Final.

 

Inscrição e Pré-selecção de Candidatos

O MASTER.SPITCH destina-se a todos os que procuram uma mudança na sua vida profissional, seja a oportunidade de integrar o mercado de trabalho ou uma nova experiência profissional, seja a criação da sua própria actividade ou o investimento no seu desenvolvimento profissional, independentemente das habilitações ou formação de base e da experiência ou situação laboral actual.

A participação no MASTER.SPITCH é gratuita e a inscrição não assegura a presença no casting MASTER.SPITCH. A Cidade das Profissões desenvolverá um processo de pré-selecção dos candidatos inscritos com base no curriculum vitae e em dinâmicas de apresentação, e no qual serão considerados os seguintes critérios de avaliação: a motivação da participação, o grau de definição do projecto profissional e a capacidade de comunicação. Deste processo resultará, então, a selecção dos candidatos a participar no casting perante um júri de empresas.

Com o objectivo de apoiar a preparação dos candidatos para o casting MASTER.SPITCH, a Cidade das Profissões organizará sessões de preparação, com uma duração média de duas horas. Nestas sessões procurar-se-á dar a conhecer questões relacionadas com organização do evento, bem como algumas linhas orientadoras da forma como o candidato poderá potenciar a sua participação. Se o candidato não tiver a oportunidade de participar nas sessões de preparação, a Cidade das Profissões disponibiliza-se a apoiá-lo no contexto de um atendimento individual.

 

Casting

O casting MASTER.SPITCH, a realizar no Rivoli Teatro Municipal, proporcioná ao candidato a oportunidade de subir ao “palco” do mercado de trabalho. Pretende-se que o candidato seja capaz de em 90 segundos realizar uma apresentação do seu perfil e objectivo profissional, destacando as suas competências-chave mais definidas e as mais-valias que tem a aportar aos empregadores. O candidato terá perante si um júri, constituído por cinco elementos, e uma plateia com representantes de empresas. Embora o candidato disponha apenas de 90 segundos para brilhar, permanecerá em palco cinco minutos, o tempo para poder ouvir o feedback do júri e levar consigo orientações que lhe serão úteis para futuros desafios profissionais. O júri irá avaliar a performance dos candidatos e seleccionar os 20 candidatos que irão passar à grande final do MASTER.SPITCH.

O casting do MASTER.SPITCH decorrerá no pequeno auditório do Rivoli Teatro Municipal, no dia 16 de Maio, das 9h30 às 19h45.

 

O Júri

O júri do MASTER.SPITCH é constituído por cinco elementos. Conhece-os!

  • Valentim Durval Monteiro, quadro superior na Galp Energia, afecto à Direcção de Recursos Humanos, desenvolve a sua actividade profissional na Refinaria de Matosinhos. Os seus tempos livres dedica-os à Família, agricultura e a efectuar longas caminhadas. Tem como princípios não fazer “vésperas à desgraça” e nunca dizer “não tenho tempo”.

 

  • Nuno Silva é o actual Director de Recursos Humanos da myPartner. Licenciado em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior da Maia e pós-graduado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos pela Associação Portuguesa dos Gestores e Técnicos dos Recursos Humanos, já foi Director de Recursos Humanos do grupo Gamobar e do Grupo Lena Comunicação, e consultor Executive Search da MRI Network.

 

  • Cristiana Paiva, socióloga e com um MBA executivo em Marketing e Recursos Humanos, é actualmente Responsável de Desenvolvimento da área de R&S e Captação de Talento de um grande grupo económico português e Founder da B Side Solutions, que tem desenvolvido actividade no domínio da Felicidade em contexto Organizacional. Dedicou cinco anos à consultoria de gestão e comportamental, fazendo parte da equipa Dynargie Portugal. Tem exercido actividade de consultoria em PMEs prestando serviços de assessoria à gestão. Revela o seu B Side de Viajante. Adora viajar e conhecer locais e culturas diferentes. Tem uma memória fotográfica e gosta de associar músicas aos locais. Vai identificando os locais onde gostaria de morar um dia. Gosta de coleccionar carimbos no passaporte e trás sempre uma recordação de todos os sítios por onde passa. Vive com intensidade. É apaixonada pela fotografia e pela leitura de um bom livro. Tem sempre um sorriso para oferecer.

 

  • Paula Arriscado é a actual Directora de Comunicação e Marketing da Toyota Portugal (Grupo Salvador Caetano), Docente no IPAM, no Mestrado em Gestão de Marketing e Licenciatura Ciências do Consumo. Possui Doutoramento em Gestão de Marca e Comunicação Integrada, pela Universidade de Santiago de Compostela (2008) e a Licenciatura em Jornalismo. De 1991 a 2000, colaborou em vários Órgãos de Comunicação Social, destacando-se a Rádio Nova, a TSF e a Revista Máxima. Desenvolveu paralelamente uma vasta actividade na área da Comunicação Empresarial (Associação Empresarial de Portugal/Exponor, câmaras municipais de Esposende e Arcos de Valdevez, Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, APCER, Porto Editora, entre outras). Foi eleita “Profissional de Marketing do Ano 2005 no Sector Automóvel”, pela APPM. Integra ainda o Júri em processos de obtenção do título de Especialista para Docência no Ensino Politécnico, no âmbito do consórcio estabelecido entre o IPAM, a Universidade do Porto e Universidade de Coimbra.

 

  • Ângela Marçal , o equilíbrio em pessoa. A Ângela é uma excelente líder, muito exigente, organizada e orientada para resultados. Mas o que nos surpreende mais é a combinação destes atributos com uma atitude humana, que demonstra um enorme prazer em ensinar e que, com um quê de ternura, torna os outros melhores nas suas tarefas. Com um background em Assessoria e Administração e uma especialização em Gestão de Marketing, grande parte do percurso profissional da Ângela deu-se na Dynargie Portugal, durante 14 anos, onde assumia a posição de Managing Partner. A Ângela ainda tem tempo para, enquanto professora convidada, colaborar com o ISEG, leccionando Presentation Skills aos alunos de Pós-Graduações e MBA. Na The Talent City, a Ângela tem a mágica tarefa de gerir todo o projecto e a equipa!

     

 

Skills Makeover

Para que o candidato possa atingir os seus objectivos profissionais deverá desenvolver um plano de Marketing Pessoal. Deverá definir o seu projecto profissional, reforçar o seu auto-conhecimento, desenvolver técnicas de comunicação com impacto, descobrir como aumentar e rentabilizar a sua rede de contactos e melhorar a sua imagem pessoal. Ciente de se tratar de um processo que requer tempo e alguma orientação, a Cidade das Profissões criou um programa integrado de desenvolvimento em cinco competências-chave que entendemos como fundamentais para que o candidato possa vir a ser um Master Spitcher, nomeadamente Empreendedorismo, Imagem e Apresentação Pessoal, Marketing Pessoal, Networking e Comunicação. Cada uma destas cinco competências constitui um módulo de formação do Skills Makeover, com a duração de oito horas, totalizando o programa 40 horas de formação.

O Skills Makeover destina-se exclusivamente aos 20 candidatos seleccionados pelo Júri no Casting do MASTER.SPITCH e tem início no dia 20 de Maio de 2012 e termina no dia 14 de Junho de 2012. Mais do que um processo de preparação para a grande final MASTER.SPITCH, o Skills Makeover é uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.

O Skills Makeover foi desenvolvido pela Cidade das Profissões em parceria com cinco entidades, cada uma delas responsável por um módulo.

 

A Equipa Skills Makeover

  • Empreendedorismo

MARCO LAMAS – INCUBIT. Licenciado em Relações Internacionais, Mestre em Educação, Doutorando em Educação e Empreendedorismo. Actualmente é Managing Partnet da IncubIT e docente no Ensino Superior na ESEIG do Instituto Politécnico do Porto e no IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing, nas áreas do Empreendedorismo e Estratégia, sendo ainda no IPAM coordenador da Pós-Graduação em Marketing & Empreendedorismo. Trabalho desenvolvido nacional e internacionalmente em ambiente empresarial e em ambiente universitário. É Business coach certificado pela European Coaching Association, consultor de empresas e formador (certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua) nas áreas do Empreendedorismo, Gestão, Estratégia, Balanced Scorecard e Desenvolvimento Humano, é ainda formador de Formadores e Professores (Empreendedorismo e Formação Pedagógica Inicial de Formadores).

 

  • Imagem e Apresentação Pessoal

ANA SANTIAGO – FORMAÇÃO, CONSULTORIA E COACHING. Doutoranda em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Mestre em Ciências da Comunicação pela mesma Universidade. Licenciada em Relações Públicas pela Universidade Fernando Pessoa. Coordenadora de formação e projectos de consultoria na Associação Nacional de Jovens Empresários, entre 1998 e 2002. Directora de Marketing em duas organizações, entre 2007 e 2009. Formadora e consultora de Comunicação e Imagem, desde 2001. Docente do Ensino Superior, desde 2005. Coach certificada pela ISPC – International School of Professional Coaching. Blogger no Expresso, na secção de Economia (www.expresso.pt/vipp).

 

  • Marketing Pessoal

JOÃO ABREU - ACADEMIA DAS EMOÇÕES. Mestre em Marketing, pós-graduado em Recursos Humanos e licenciado em Direito. Fundador da Academia das Emoções – Soluções Criativas e de Desempenho, Sociedade Unipessoal. Formação Internacional Avançada em Emotologia, pela Cidade do Cérebro (Brasil), em 2007. Director de Formação da ANJE, entre 1998 e 2002. Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Penafiel entre 2002 e 2006. Administrador da Penafiel Activa-Empresa Municipal, entre 2003 e 2007. Vice-presidente e Director Científico e Tecnológico da IVSA - Incubadora do Vale do Sousa, entre 2006 e 2009. Presidente do Conselho Fiscal. Professor universitário desde 1993, nas áreas do Marketing, Comunicação e Imagem.

 

  • Networking

HÉLDER FALCÃO – CMI - CONTACT MANAGEMENT INTELLIGENCE. Fundou em Portugal o conceito de networking estruturado e criou o social media bootcamp, importando as melhores práticas adquiridas nos E.U.A. Hélder Falcão foi organizador e orador em mais de 500 eventos sócio-empresariais de networking nacionais e internacionais e é professor da Pós-graduação em Marketing Digital no IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing. É igualmente consultor e formador em Networking Empresarial e em Tecnologias Sociais, englobando Social Networking, Social Media e Social Relevancy em várias multinacionais. Fundou o BNI – Business Networking International em Portugal e no Brasil e é actualmente Director nacional da Ecademy e CEO da agência CMI.

 

  • Comunicação

SÉRGIO ALMEIDA – POWERCOACHING – INSPIRING HUMAN PERFORMANCE. Vice-presidente e co-fundador da APCOACHING – Associação Portuguesa de Coaching – é Orador Motivacional e Executive Coach, apoiando as organizações na busca de um sucesso sustentável, alicerçado no equilíbrio e alinhamento das suas equipas e pessoas. Director e Fundador da Powercoaching, escreve no Semanário Vida Económica, desenvolvendo, entre outros, o tema da “Felicidade nas Organizações”. É orador convidado na George Washington University para as áreas de Liderança, Negociação e Vendas e Comunicação Organizacional. A sua vida e carreira têm sido pautadas por uma forte orientação para a dedicação à sociedade e às pessoas, como comprovam a sua vasta e reconhecida experiência associativa (foi Vice-Presidente da Associação Empresarial de Arouca e Director do CEDV – Conselho Empresarial do Entre Douro e Vouga) e, enquanto Presidente Eleito do Rotary Club de Arouca, a organização de vários eventos a favor da Fundação do Gil, da Acreditar e do Banco Alimentar. É licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e possui uma ampla e premiada (“Challenge Peugeot 2008” - Melhor Director de Vendas em Portugal) experiência como Director Comercial na Área Automóvel.

 

Mentor

Todos os participantes no Skills Makeover beneficiarão do acompanhamento de um Mentor. A figura do mentor Skills Makeover foi criada para motivar e orientar cada candidato na análise da sua situação profissional actual e na definição de objectivos de carreira. Fará, ainda, parte da função do mentor, apoiar os candidatos na integração dos conteúdos de cada módulo de formação e facilitar a identificação de necessidades de investimento suplementar no desenvolvimento de competências. O mentor observará cada candidato em contexto de aprendizagem e dará feedback sobre a sua evolução no Skills Makeover ao Júri MASTER.SPITCH.

 

  • O Mentor - João Braz Pereira

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto e Pós-graduado em Gestão Imobiliária pela mesma Faculdade, foi docente da ESAD Matosinhos, na disciplina de Gestão de Marketing e formador do Programa INOVJovem. Ao longo do seu percurso profissional, exerceu responsabilidades nas áreas comerciais de empresas como a XEROX Portugal, Galileu e Dale Carnegie. Desde 1997 que é consultor em regime liberal e colaborador em empresas, designadamente do universo da Associação Empresarial de Portugal, nas áreas de apoio ao empreendedorismo, gestão, marketing e estudos de mercado, desenvolvimento de planos de negócios e fund raising, imobiliário e urbanismo. Colabora desde 2005 com a Porto Vivo, SRU onde actualmente assume a coordenação da Unidade de Gestão de Área Urbana do Centro Histórico do Porto. É sócio fundador e administrador da muchBeta, SA desde 2008, que se dedica ao desenvolvimento de aplicações Web em modelo SaaS – Software as a Service, Cloud Computing, plataformas colaborativas e Web development, app mobile, Web marketing e Comunicação.

 

Grande Final

A final do MASTER.SPITCH decorrerá no dia 20 de Junho de 2012, das 17h às 22h30, no Rivoli Teatro Municipal e será pautada por provas individuais e de grupo, de natureza eliminatória, baseadas na apresentação do perfil profissional dos candidatos e de um projecto a desenvolver numa empresa.

O grande vencedor do MASTER.SPITCH receberá a MASTER BOX como prémio. A MASTER BOX consiste num Plano de Desenvolvimento Pessoal, centrado no desenvolvimento de competências transversais, com um valor de mercado de €12.000 (doze mil euros). O prémio inclui: sessões de coaching individual conduzido pela TOTH – Skills to Success, consultoria individual de gestão da imagem profissional na rede social LinkedIn – Rui Pedro Caramez, Linked Portugal, formação individual sobre o tema Comunicação pela PowerCoaching, formação individual sobre o tema Imagem e Apresentação Pessoal pela consultora Ana Santiago – Formação, Consultoria e Coaching, formação individual sobre Empreendedorismo pela IncubIt, formação sobre transformação de contactos em oportunidades de negócio / progressão na carreira, gestão de reputação online pela CMI – Contact Management Intelligence, formação sobre os temas Comunicação Corporal e Construção de uma carta de vida – das competências às paixões pela Academia das Emoções e uma inscrição na Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação Social organizada pela Fundação Porto Social, com o apoio científico do Serviço de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Além deste Plano de Desenvolvimento Pessoal, que, pela transversalidade das competências em que investe, é uma mais-valia para o vencedor, independentemente da sua formação de base ou do seu projecto profissional, a MASTER BOX inclui um pacote de ofertas costumizadas, ou seja, atribuídas ao vencedor de acordo com as especificidades dos seus objectivos de carreira e das áreas de investimento prioritário para o seu desenvolvimento profissional.

Assim, se o vencedor for um jovem empreendedor que pretenda criar o seu negócio, para além do Plano de Desenvolvimento Pessoal, poderá receber, por exemplo, apoio no aluguer de um espaço para a incubação da sua empresa; se estivermos perante um vencedor recém-licenciado cujo principal objectivo seja integrar o Mercado de Trabalho, a parte costumizada do seu prémio poderá consistir numa oportunidade de estágio numa das empresas parceiras da Cidade das Profissões.

 

Porquê participar?

  • Pelo desafio pessoal e oportunidade de desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências de marketing pessoal e de networking.

  • Pelo contacto com empresas que possam traduzir-se em novas experiências profissionais

  • Pelo prémio MASTER BOX

 

Para mais informações

Cidade das Profissões

Rua das Flores, 152-158, 4050-263 Porto

Tlf.: 223 392 360 | eventos@cdp.portodigital.pt | http://cdp.portodigital.pt/

 

Sobre a Cidade das Profissões

A Cidade das Profissões é um serviço universal que tem como missão promover a empregabilidade e o empreendedorismo, apoiando as pessoas na gestão dos novos desafios e transições profissionais e ajudando-as a descobrir o seu potencial empreendedor, de empregabilidade e/ou de crescimento profissional e a definir novas estratégias de abordagem ao actual mercado de trabalho. Actualmente, a Cidade das Profissões é um serviço promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Porto Social, mas nasceu como um sub-projecto do Programa Porto Digital, programa promovido pela Câmara Municipal do Porto em parceria com a Universidade do Porto, a Associação Empresarial de Portugal e a Metro do Porto.

Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00, alargando o horário até às 20h às quartas-feiras, a Cidade das Profissões situa-se na Rua das Flores, acessível pela ampla rede de transportes públicos (METRO, CP e STCP) e próxima do parque de estacionamento do Infante.

 

Inscrições

Inscrições mediante o envio dos seguintes dados: CV com Fotografia, Nome Completo, Contactos de Telefone/Telemóvel e Email, Escolaridade e Situação Profissional, A inscrição poderá ser realizada via email para eventos@cdp.portodigital.pt, com o Assunto MASTER.SPITCH, via CTT para Cidade das Profissões – Rua das Flores, 152-158, 4050-263 Porto ou presencialmente.

Na sequência do crescente interesse manifestado nos últimos dias, a Cidade das Profissões decidiu prolongar o prazo de inscrição no MASTER.SPITCH. No entanto, informamos que o número inicialmente definido de candidatos a passar à fase de casting manter-se-á.