Você está aqui: Página Inicial » Newsletter » Newsletter Maio | 2013 » OPO Startup Week
Acções do Documento

OPO Startup Week

OPO Startup Week é um evento que vai celebrar a comunidade empreendedora de Portugal

Descrição do Projeto

A OPO Startup Week decorrerá de 24 a 31 de Maio, com o objectivo de celebrar a comunidade de empreendedores e startups do Norte e Centro de Portugal. 

Esta região tem um influente tecido industrial que, nos últimos anos, tem vindo a contribuir para o aumento do número de empresas de base tecnológica.

A OPO Startup Week pretende precisamente dar visibilidade a este ecossistema que favorece o surgimento de startups cujo âmbito é, pela sua própria natureza, internacional. É por esta razão que, de forma simbólica adoptamos a designação OPO reconhecendo a influência determinante do Aeroporto Sá Carneiro enquanto plataforma de partida e chegada ligando as nossas empresas ao resto do mundo.

Assumindo claramente o objectivo de constituir uma montra internacional para promover as startups nacionais, a OPO Startup Week vai reunir na mesma semana eventos promovidos pelos principais promotores, empresas e instituições agregando estes diversos contributos numa única agenda que incluirá meetups, hackathons, workshops, conferências, debates e eventos de networking.

A OPO Startup Week é uma iniciativa livre e sem fins lucrativos que surge da colaboração entre pessoas e empresas alheadas de qualquer outro objectivo que não seja a promoção da comunidade de empreendedores e startups portuguesas.

A nossa expectativa é organizar mais de 30 eventos dispersos pelas várias cidades envolvidas e contaremos com o apoio de todos as instituições e agentes locais que se dediquem à promoção do empreendedorismo. 
A agenda incluirá encontros, concursos de ideias de negócio, hackathons, workshops, conferências, debates, visitas a empresas e eventos de networking.


PRINCIPAIS EVENTOS

Startup Weekend Braga: No Talk, All Action! O objectivo é lançar uma Startup em 54 horas. Este evento que já juntou mais de 100.000 empreendedores em todo o mundo vai estar em Braga para promover um fim de semana intensivo de trabalho.

Usability Fix Night: Num ambiente descontraído vamos ajudar as Startups a receberem feedback rápido e honesto sobre a usabilidade dos produtos que estão a desenvolver.

Pitch Fix Night: Num ambiente descontraído vamos permitir aos empreendedores receberem feedback rápido e honesto sobre o Pitch da sua ideia de negócio.

PubSummit: Um evento realizado em parceria com Dublin Web Summit (uma das maiores conferências de tecnologia da Europa), com o objectivo de promover a candidatura das Startups locais à competição The Spark of Genius.

Padawan Capital: Um evento que junta investidores e fundadores de Startups investidas para partilharem as suas experiências com a audiência e debaterem estratégias de fundraising.

Girl Geek Dinner: Um encontro destinado a mulheres apaixonadas por tecnologia e pretende ser um espaço para networking e partilha de conhecimento.

Lean Startup Meetup: Um encontro para partilha de ideias, experiências e casos de sucesso na aplicação de metodologias Lean Startup na concepção e desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.

Breakfast@: Pequenos almoço promovidos por Startups e empresas de referência de cada cidade, que abrem assim as suas portas à comunidade local.

H/F Portugal: Criado em Silicon Valley em 2008 por fans das Hacker News  este evento junta em Portugal empreendedores tecnológicos, developers, designers, VC's e Business Angels com vontade  de partilhar experiencias, conhecimento e mentoria.

Com os 1200€ que pedimos vamos poder fazer divulgação de rua, fazer mais eventos gratuitos e mobilizar ainda mais toda a comunidade do norte e centro de Portugal à volta do empreendedorismo. 

OPO Startup Week

Quais os objetivos do projeto

  1. - Reunir a comunidade de empreendedores e startups do Norte do País;
  2. - Comunicar nacional e internacionalmente o trabalho produzido por esta comunidade;
  3. - Favorecer o fortalecimento da rede de contactos, parcerias e colaborações;
  4. - Divulgar o sector e estimular o investimento.

OPO Startup Week

Qual a experiência do empreendedor

Inês Santos Silva - http://www.linkedin.com/in/inessantossilva
Inês Silva é uma das co-fundadores da StartupX, uma organização sem fins-lucrativos que no último ano lançou 3 grandes projetos: o Startup Pirates, Startup Exchange Program e Startup Tour.

Roberto Machado – http://www.linkedin.com/in/robertomachado
Roberto Machado, tem 24 anos, é Mestre em Engenharia Informática pela Universidade do Minho, e desde cedo tem participado em vários projetos associativos, quer no centro de estudantes do seu curso, onde foi presidente durante dois anos, quer pela Associação Académica da Universidade do Minho. Com apenas com 22 anos, lançou a sua própria empresa, Group Buddies. 

Tiago Gomes Sequeira  - http://www.linkedin.com/in/tgs1982
“Fazer acontecer” é o seu passatempo favorito!  É fundador do Factory, um espaço de CoWorking  e aceleração de Startups em Braga, onde organiza diversos eventos e programas relacionados com a temática do empreendedorismo como o SW Braga e o Changeathon. 

Alexandre Mendes - http://www.linkedin.com/in/carlosalexandremendes
Fez a sua formação de base e pós-graduada em Psicologia. Aprendeu outro tanto em livros, podcasts e no iTunesU. Trabalhou em departamentos de RH de grandes empresas. Faz consultadoria através do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho. Tem estado ligado aos mais importantes aceleradores de ideias de negócio e startups (So You Think You Can Pitch, Startup Pirates, BetaStart, Liftoff, Startup Weekend, etc). É empreendedor na área da produção de vídeo tendo fundado Os Tais (do Vídeo) e assina o blog: For the Love of Making it Happen.

Pedro Paupério - http://www.linkedin.com/in/ppauperio
Estudante do último ano do Mestrado Integrado em Engenharia Civil na FEUP, sempre procurou outros desafios para além daqueles que o próprio curso lhe foi dando. Fez parte da direção da IACES - LC Porto (International Association of Civil Engineering Students) durante dois anos, onde desenvolveu com a equipa da associação o evento UPGRADE4U, sobre o desenvolvimento de competências para estudantes durante a sua vida académica, entre outras atividades. 

André Costa Magalhães – http://www.linkedin.com/in/acmagalhaes
Aluno finalista do curso de Economia na Faculdade de Economia do Porto que durante os últimos anos trabalhou em capital de risco, empreendedorismo e associativismo. É co-fundador da ATHOS, projecto de empreendedorismo social que actualmente preside e trabalhou cerca de 3 anos em análise de projectos de investimentos na Invicta Angels, clube de business angels do Porto. 

Como e quando vai concretizar o projeto

QUANDO
24 a 31 de Maio de 2013

ONDE
Porto | Braga | Viana do Castelo | Coimbra | Aveiro | Barcelos | Guimarães | São João da Madeira

OPO Startup Week

O que já investiu no projeto

Muito tempo e energia!! 


Siga este projeto