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Oradores e Moderadores



Painel 1 - Faz sentido falar de carreira?

Cadilhe
















Maria Antónia Cadilha

Responsável pelo Learning & Development - SONAE MC

Responsável pelo Learning & Development da Sonae MC, possui Mestrado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Docente do MBA Executivo da Porto Business School e Investigadora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Desempenhou funções de Diretora de Gestão e Desenvolvimento de Talento na Sonae e Diretora Corporativa de Recursos Humanos no Grupo Mota-Engil.

Como consultora na Deloitte e Hay Group, desenvolveu e implementou soluções ao nível da definição de Estratégia de RH, Desenvolvimento e Transformação de Lideranças, Mobilidade Internacional e Gestão da Diversidade Etária.

Membro do Centro de Psicologia da Universidade do Porto e do Comité Científico Internacional da Revista Laboreal.

 

Brandão

















Tiago Brandão

New Business Director - Beer & Brewing no Super Bock Group

Director de Projecto e Novos Negócios Cervejeiros no Super Bock Group, desde Dezembro 2017. Acumula com a Presidência da European Brewery Convention, nomeado pela The Brewers of Europe, desde 2016.

Tem um percurso profissional de mais de 17 anos, quase todo ligado à maior empresa de bebidas nacional:

    - Diretor de Pessoas no Super Bock Group (ex-Unicer), entre 2014 e 2017;

      - Entre 2010 e 2013, desempenhou funções de Direcção nas áreas de Investigação, Desenvolvimento de Novos Produtos e Inovação.

        - Entre 2006 e 2014, acumulou funções como Administrador Delegado na Maltibérica SA.

          - Entrou na empresa em 2001, tendo evoluído profissionalmente nas áreas de Produção e Qualidade e obtido o grau de Brewmaster e Brewing Engineering pela Scandinavian School of Brewing, em Copenhaga.

          Antes, passou um ano pela Indústria Farmacêutica, na Novartis-Pharma, em Basileia/Suíça, no âmbito do seu trabalho de investigação para obtenção do grau de MSc Biotechnology, obtido pela Universidade de Leicester.

          Licenciado em Bioquímica pela Universidade do Porto, desde 1998.

          Casado, pai de duas filhas, tem 43 anos e vive no Porto.

           

          Ribeiro.1



          João Leite Ribeiro

          Professor Universitário - Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho

          Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto e Mestre em Gestão de Recursos pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

          Doutorado em Ciências Empresariais pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Desenvolveu atividade como Técnico e Diretor de Recursos Humanos em empresas portuguesas (Têxtil Manuel Gonçalves, CTT, Sonae Distribuição) e foi consultor e formador de empresas nacionais e multinacionais nas áreas de Gestão, Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional.

          Foi ainda Professor no Instituto Superior de Ciências de Trabalho e Empresa (ISCTE) em Lisboa e Professor convidado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. No âmbito da Universidade do Minho, Escola de Economia e Gestão, integrou a equipa que desenvolveu o processo de conceção e desenvolvimento da UMinhoExec.

           

          Painel 2 - Work Life Balance

          Antónia
















          Maria Antónia Torres

          M&A Tax Partner, Board Member, Human Capital Leader - PwC Portugal, Angola e Cabo Verde

          A Maria Antónia integrou a PwC em 1997, sendo actualmente a Partner responsável pela área de M&A Tax em Portugal, Angola e Cabo Verde. É membro executivo do Board da PwC Portugal e Human Capital Leader dos três territórios administrados pela PwC Portugal.

          A Maria Antónia iniciou a sua carreira na Banca de Investimento. Tem experiência no trabalho com empresas nacionais e multinacionais, em diferentes áreas da fiscalidade, na conceção e preparação de estruturas empresariais nacionais e internacionais e na estruturação de investimento em Portugal e no estrangeiro. Esteve envolvida em inúmeras transações de grande dimensão, em diferentes sectores de atividade, incluindo processos de privatização, quer para clientes corporate, quer para private equities.

          A Maria Antónia colabora com várias publicações empresariais e leciona temas relacionados com fiscalidade em formação executiva em algumas universidades, nomeadamente na Universidade de Porto Business School e na Universidade Católica Portuguesa. É árbitro no Tribunal Arbitral Fiscal Português.

          É licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Pós-Graduada em Fiscalidade Espanhola pela Universidade de Santiago de Compostela e tem um MBA em Gestão, pela Universidade Católica Portuguesa e MBA Avançado pela Kellogg University, em Chicago.

           

          Krystel

















          Krystel Leal

          Fundadora do projeto Nomadismo Digital Portugal

          Krystel Leal, 27 anos, trabalha como freelancer em marketing digital. Fá-lo de forma totalmente remota, trabalhando a partir da Califórnia, onde reside, tendo como clientes empreendedores, empresas e agências baseadas maioritariamente em Portugal. É também a fundadora do projeto Nomadismo Digital Portugal, pioneiro na divulgação de informação sobre trabalho remoto em Portugal.

            Antunes

          Sara de Sousa

          Talent & Reward Specialist

          Sara de Sousa é a responsável pela área de Learning & Development e Reward na Blip, empresa portuguesa de desenvolvimento de software que integra o Grupo Paddy Power Betfair. Exerceu no passado, as funções de consultora de RH para a Accenture e a Deloitte, durante cerca de uma década, em diferentes países tais como Portugal, Angola e mais recentemente no Reino Unido.

           

          Artur
















          Artur Moura Queirós

          Fundador e sócio-gerente - Alento – Consultoria de RH

          Fundador e sócio-gerente da ALENTO, Consultor da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Consultor de R.H. e Preletor em conferências nas áreas Comportamental, Motivacional, Comunicação e Gestão de Carreira.

          Com formação académica e formativa nas áreas de Psicologia das Organizações e do Trabalho bem como em Turismo, Ordenamento e Gestão de Território.

          Iniciou o seu percurso profissional em 2001 na área de Produção e Gestão de Eventos, atividade que o apaixona e dura até hoje.

          Em 2005, iniciou a sua atividade nas áreas de RH e Formação, tendo desenvolvido trabalho de Consultoria Organizacional, de Recrutamento e Seleção, de Gestão de Carreira, de Formação e de RVC por conta de outrem.

          Entre 2010 e 2012 assumiu o cargo de Vice-Presidente da COOPLABMO – Cooperativa para a Mobilidade para o Emprego.

          Numa vertente mais lúdico-cultural tem a registar em 2007 a publicação do meu livro de poesia “Pulsa o Impulso”.

           

          Painel 3 - O que procuram as empresas?

          Carmencita














          Carmencita Silva

          Team Leader Permanent Placement - Randstad Portugal

          Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, é apaixonada por Recursos Humanos.

          Atualmente desempenha funções de Team Leader Permanent Placement na Randstad, tendo desempenhado a função de consultora de Recursos Humanos na mesma empresa no passado. Já trabalhou como consultora comercial de Recursos humanos na empresa Kelly Services e como assistente no Grupo TMN. As suas áreas de interesse são: gestão de pessoas, recrutamento e seleção, gestão e desenvolvimento de carreira e gestão de clientes. Considera que as pessoas e o desenvolvimento das suas carreiras são um fator estratégico para as empresas.

          Marques











          Paula Marques

          Executive Director da área Custom Solutions - Porto Business School

          Paula Marques é Executive Director da área de Custom Solutions da Porto Business School, onde tem o privilégio de liderar uma equipa super criativa que vive e pensa o futuro da formação executiva.

          Antes, integrou as equipas de auditoria e consultoria da PwC.

          Trabalhou ainda em private equity, na banca de investimento, no Banco Privado Português.

          É formada em Economia, pela Universidade do Porto.

           

          Filipa.2.












          Filipa Larangeira

          CEO - Newmanity Project

          Formada em Direito e Gestão, Filipa Larangeira conta com uma carreira de 14 anos de experiência em diferentes áreas da gestão como o Marketing, Vendas, Consultoria, Advocacia, Gestão e Recursos Humanos.

          Passou por diversos sectores de atividade, em grandes multinacionais - como a Unilever e a Nokia - e em Startups de renome - como a Vision-Box, Miniclip e Uniplaces . Este percurso atípico foi um catalisador do seu crescimento pessoal e profissional, permitindo-lhe desenvolver conjunto de competências único.

          É com essas ferramentas multidisciplinares que em Outubro de 2016 cria a sua própria empresa, a Newmanity, prestadora de serviços de consultoria, formação e coaching, com vista ao desenvolvimento de bem-estar e sustentabilidade organizacional.

          Paralelamente lecionou um módulo de liderança no programa de Mestrado da Universidade NOVA SBE e dá ainda mentoria a startups e ONG’s.

          Os projectos em que está envolvida são o reflexo de um dos seus grandes propósitos de vida: ajudar a incrementar os níveis de bem-estar social e progresso sustentável.

          Tem hoje a vida com que sempre sonhou, podendo dedicar-se a tudo quanto valoriza: família, amigos, desporto, meditação, viajar, escrever, criar, aprender, experimentar e sempre que possível, sair da minha zona de conforto.

           

          Painel 4 - Trabalho para ganhar dinheiro?

          Paulo


          Paulo Fradinho

          Business Leader da Mercer

          Paulo Fradinho iniciou a sua atividade profissional na Mercer em agosto de 2001. É especialista em consultoria, estratégia, desenho, implementação de benefícios, compensação total e comunicação. Está envolvido em projetos para desenvolver novos produtos, estratégias de benefícios, soluções digitais, operações e distribuição.

          Antes de ingressar na Mercer, trabalhou em projetos especiais para uma grande companhia de seguros, onde foi responsável pelo design e desenvolvimento de produtos, subscrição, pricing e gestão do portefólio de clientes B2B.

          Foi representante da Comissão Técnica de Saúde da Associação Portuguesa de Seguradoras.

          Participou na implementação de uma organização prestadora de serviços de saúde em Portugal, em cooperação com a United HealthCare, trabalhando no modelo de negócios, operações e marketing.  

          Concluiu em maio de 2006 o MBA Executivo AESE / IESE - Universidade de Navarra IV e é licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa (ISEG). 

           

          Vera

















          Vera de Melo

          Partner - Your People Group

          Vera de Melo é CEO/Partner da Your People desenvolvendo a sua atividade nas áreas de Recrutamento e Seleção, Assessments, Formação, e Diagnósticos e Intervenção Organizacional.

          Conta com 14 anos de experiência em consultoria de recursos humanos com especial enfoque nas áreas de avaliação de competências e forma na área comportamental. Desenvolveu uma sólida experiência na gestão e execução de projetos de consultoria e formação, adquirindo um conhecimento transversal das diferentes realidades empresariais nacionais e internacionais.

          Especialista nas áreas de Avaliação de Desempenho, Atendimento e Relação com o Cliente, Liderança e Gestão de Equipas, Gestão de Conflitos, Inteligência Emocional, Motivação e Pedagogia.

           

          Gisela













          Gisela Oliveira

          Talent Aquisition Lead - IT Sector

           Licenciada em Ciências da Educação e Mestre em Psicologia, pela Universidade do Porto. Coach com Certificação Internacional, apaixonada pela mudança, e pelos desafios da mesma, nas pessoas e nas organizações. Profissional com mais de 10 anos de experiência, no setor público e privado, em diversas áreas da Gestão de Recursos Humanos: Talent Acquisition, Talent Management, Development and Training; Compensation and Benefits, Career Consulting, Executive Coaching and Mentoring.

          Atualmente, exerce funções como Talent Acquisition Lead na ITSector, empresa que atua na área das Tecnologias da Informação, no mercado nacional e internacional, desde 2005, sendo responsável pelo desenvolvimento de estratégias de employer brandingtalent pooling, networking, candidate experience, trainee experience e onboarding.

           

          Adelaide

















          Adelaide Martins

          Diretora de Recursos Humanos - Ascendi

          É Diretora de Recursos Humanos da Ascendi, tendo como principal responsabilidade a implementação do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos desenvolvido especificamente para a Organização. Assume também a responsabilidade pela Comunicação Interna e pela Responsabilidade Social da Ascendi.

          Durante 10 anos, no Grupo Sonae, foi Coordenadora de Recursos Humanos de uma das Áreas de Negócio e Diretora de Recursos Humanos de uma das empresas, tendo participado na criação dos instrumentos definidores das Políticas e Práticas de Recursos Humanos do Grupo e coordenado da sua implementação nas empresas em que esteve enquadrada.

          Foi Diretora de Recursos Humanos da Ibersol Restauração, onde também editou a Revista da Organização. Foi docente, na Católica Porto Business School e é Co-Diretora da Pós-Graduação em Gestão de Pessoas da Porto Business School. Realiza frequentemente apresentações em Conferências, Seminários e Ações de Formação.

          Possui Licenciatura em Direito, Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, Curso Geral de Gestão, pela Porto Business School, Certificação em Centros de Avaliação de Competências e formação diversificada em Gestão, Gestão de Recursos Humanos, Direito do Trabalho, Comunicação e Responsabilidade Social.

           

          TALKS

          Costa











          João Carlos Costa

          Diretor Geral ATEC

          Licenciado em Eng.ª Mecânica pelo Instituto Superior Técnico e com master em Business Administration pela Universidade Católica. Iniciou a sua atividade profissional na EDP, em 1993 integrou a Volkswagen Autoeuropa onde desempenhou função de manager de departamento na produção e mais tarde nos RH.

          Em 2004 assumiu a direção da AutoVision, cargo que desempenhou até dezembro de 2015 altura em que assumiu a direção da ATEC – Academia de Formação.

           

          Mórris












          Mórris Litvak

          CEO e Founder da Plataforma Maturijobs

          Formado e pós graduado em Engenharia de Software pela FIAP de São Paulo e empreendedor desde os 15 anos, criou uma empresa de tecnologia com seu pai, que foi vendida em 2012. Em 2014 mergulhou no mundo de envelhecimento e longevidade após um trabalho voluntário e inspirado pela sua avó, vendo os problemas e as oportunidades deste crescente segmento, abraçou a causa e criou o projeto “Conectando Gerações” que viria a se tornar a MaturiJobs em 2015, mesmo ano que cursou Gestão em Inovação Social pelo Amani Institute em São Paulo, e em 2016 fez um curso de Empreendedorismo e Inovação na Universidade de Tel Aviv, em Israel.

          Após 3 anos, a MaturiJobs é uma plataforma pioneira, que reúne oportunidades de trabalho, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, empreendedorismo e networking, com o objetivo de conectar pessoas maduras e experientes em busca de atividade e ocupação, que já possui 70 mil cadastrados em todo o Brasil.

           

          Lambertini

















          Maria João Lambertini

          Gestora de Pessoas

          Ainda que a Maria João seja nascida no Porto, ela é "do mundo". Apaixonada pela sua cidade, mantém uma mente aberta e curiosa por novas culturas, pessoas, formas de estar e trabalhar. Esta paixão por "viajar", como forma de se enriquecer, é alimentada desde cedo em diferentes áreas da sua vida.

          Desde o percurso académico e formações complementares, à sua vida profissional em diferentes áreas de negócio, a formas de trabalho e no percurso de vida que tem traçado. O passaporte comum a todas estas experiências é um, carregado de carimbos: a sua paixão pelo ser humano. Conhecer, perceber e contribuir para que, individualmente, a dois ou em grupo, seja o mais genuíno e feliz possível.

          Tem-se inspirado em diversas áreas de conhecimento para abrir os seus horizontes e os levar para os locais por onde vai passando. Da indústria, ao retalho, tecnologia, consultoria, formação, explorou diferentes abordagens ao mercado do trabalho na perspectiva de atracção e desenvolvimento de talento. Se vale tudo nesta abordagem? Mais para ouvir nesta partilha da Maria João a 27 de Setembro, pelas 18h30.

           

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